sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cristãos do Oriente Médio tem papel insubstituível, afirma Papa

Foi em grego - língua nativa do Chipre - que Bento XVI fez a primeira saudação de sua viagem apostólica ao país do Mediterrâneo. "Χαίρετε! Ειρήνη μαζί σας! [Saudações! A paz esteja convosco!]".

Ao destacar que o país encontra-se na encruzilhada de culturas, religiões e histórias, o Papa falou sobre a escolha do país como cenário de publicação do Instrumentum Laboris, documento de trabalho tendo em vista a Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, que será realizada no Vaticano entre 10 e 24 de outubro, com o tema A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho:

"Chipre é, por isso, um lugar apropriado para lançar a reflexão da nossa Igreja sobre o papel da secular comunidade católica do Oriente Médio, nossa solidariedade com todos os cristãos da região e nossa convicção de que eles têm um papel insubstituível no apoio à paz e reconciliação entre os povos".

A chegada de Bento XVI ao Chipre aconteceu no aeroporto internacional de Paphos, às 14h (em Chipre - 8h em Brasília).

O Santo Padre lembrou a recente entrada do país na União Europeia, esperança de prosperidade para a nação.

"Tendo entrado recentemente na União Europeia, a República do Chipre começou a sentir os benefícios dos intercâmbios econômicos e políticos com outros Países Europeus", destacou, esperando que os outros países europeus também sejam enriquecidos pela herança cultural e espiritual do Chipre.

Bento XVI afirmou que chega ao país como "peregrino e servo dos servos de Deus", saudando os irmãos ortodoxos através do líder religioso Sua Beatitude Crisóstomo II.

"Como sucessor de Pedro, venho de modo especial saudar os Católicos do Chipre para confirmá-los na fé (cf. Lc 22, 32) e encorajá-los a serem exemplares, tanto como cristãos quanto cidadãos, e a viverem plenamente o seu papel na sociedade em benefício seja da Igreja, seja do Estado".

Por fim, o Papa recomendou sua peregrinação a Maria e à intercessão dos apóstolos Paulo e Barnabé.


Fonte: Site da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD