segunda-feira, 1 de março de 2010

O Caminho da Cruz

Encontro da Crisma do dia 28 de fevereiro de 2010. Tema: O Caminho da Cruz.


Os valores mais cobiçados pelo homem estão ligados a bens materiais, status, sucesso... E a verdadeira missão fica esquecida. A leitura em 1 Cor 1, 18-25 (feita durante a realização do encontro do último domingo) nos mostra que a cruz em que Jesus Cristo foi sacrificado para a salvação da humanidade era símbolo de fraqueza, fracasso e vergonha, pois nela eram executados os criminosos. Ao mesmo tempo, ela é o símbolo da fidelidade de Cristo a Deus. Tal contradição nos faz lembrar que é na nossa fraqueza que descobrimos o quão forte podemos ser.
Ao lembrarmos da imagem de Jesus crucificado (que para a sociedade da época podia ser motivo de desprezo) percebemos o tamanho de sua força, que em momento algum pensou em abandonar a missão dada pelo Pai.
O projeto de Deus para a vida de Jesus foi elaborado antes mesmo de Maria dar o seu “SIM” ao Salvador. Da mesma forma acontece com cada um de nós. “Deus só nos entrega a cruz que podemos carregar”.
E quantas vezes achamos que essa cruz é pesada demais para os nossos braços? Quantas vezes pensamos em desistir de nossas missões por achar que tudo podia ser mais fácil?
Muitas vezes esquecemos que nada acontece por acaso. Esquecemos que antes mesmo de sermos gerados no ventre de nossas mães, Deus já sabia de tudo a nosso respeito. Ele sabia quando nasceríamos, qual seria o nosso nome, Ele sabia sobre cada pessoa que entraria em nossas vidas, sabia de cada pedra que existiria em nosso caminho, sabia o momento exato em que cada coisa aconteceria em nossa vida e, dentre muitas outras coisas, Ele sabia da força que cada um teria para assim nos entregar a nossa cruz.

3 comentários:

  1. Gostei muito desse texto, será útil para mim me deu uma luz para acrescentar aos cismando, maravilhoso mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse texto, será útil para mim me deu uma luz para acrescentar aos cismando, maravilhoso mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Muito grata por nos fortalecer em nossos trabalhos como catequista, Deus os abençoe

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD