terça-feira, 30 de março de 2010

Iniciação Pascal

O tema do encontro passado (28/03), para alguns tratou-se de outros, mas que não deixava o vinculo de tudo isso que vivemos nesse momento, seja a amizade tão representada na Santa Ceia, no lava-pés, ou qualquer outra temática que perpasse o viver Crisma Catedral.

Iniciar, uma das definições do Aurélio é a de: Ministrar as primeiras noções; informar, inteirar, enfronhar. É disso que tratamos aqui então, veremos...

Por que a época dita Pascal para re.lembrar os sacramentos, esses que parecem ser uma escola para amadurecer na fé, na vida? Depois de tanto tratarmos desses momentos da igreja em outros encontros, porque tentar enxergá-los agora no mistério da Páscoa? É, esse enigma incompreensível, por vezes, à linguagem humana é grande sinônimo de plenitude, renova.ação!

Qualquer momento de nossa vida é uma oportunidade para o refletir, renovar, transformar! E se às vezes não enxergamos... Quer momento mais inspirador que a Páscoa?

E os sacramentos onde estão depois de todo esse falar? O Aurélio também fala dele: Sinal sagrado instituído por Jesus Cristo para distribuição da salvação divina àqueles que, recebendo-o, fazem uma profissão de fé. Mas se recordamos e pensarmos em tudo que já falamos sobre eles nesses meses de encontros é possível perceber que podem ser significadas em uma palavra; trans.formar!

Sabe aquelas memórias (fotos, histórias...) daquele momento em que “alguém” te abençoou com um sinal da cruz, símbolo que representa o perdoar de todos os pecados e a abertura da porta da Igreja para ti? É... Eu estou falando do Batismo sim, ele tem disso, é o teu primeiro renascer, o teu convite à missão, se assim for possível dizer é o principio do teu iniciar.

Sim, e a Eucaristia? Mas uma vez te levam a re.lembrar daquele convite, é nele que você se torna Igreja de Cristo. E se em um fostes livrados do pecado é neste que você começa a notar a importância do sacrifício para nossa salvação.

E... Acabou? Não mesmo! Já viu iniciação mais longa que essa? Ou você percebe que está faltando algo? Vamos pensar juntos então?

No Batismo somos incorporados à Igreja, somos convidados a uma missão; na Eucaristia nos percebemos Igreja, e somos lembrados dessa missão; quando é que aceitamos essa mesmo? Quando é que chegamos “com nossas pernas” e dizemos um SIM? É caros leitores, é a confirmação que o sacramento do Crisma (a título de curiosidade: a preparação – a Crisma, o momento do sacramento – o Crisma), através do recebimento dos Dons do Espírito Santo te doa a força e diz que agora a missão depende de ti, que agora tu chegastes a perfeita participação na vida e na missão de Jesus.

Aos que passaram, ou não, anteriormente pelos dois primeiros ditos, é neste que vemos o convite à capacitação para nos entregarmos com valentia a nossa vida como serviço de amor; nessa iniciação vivemos todo o mistério pascal; livramos-nos do pecado, recebemos o espírito e nos entregamos ao serviço.

Antes de tentar encerrar, procuro ativar a percepção de vocês que aqui falamos de três sacramentos para a iniciação cristã, ta e... E que na imagem temos sete, será que falta alguns?

É... O texto ficou meio longo, tinha tanto para falar ainda, mas por momento encerro aqui, deixando a sementinha no pensamento: no que vocês vivem aqui, na importância dos padrinhos que são aqueles que assumiram a missão de te encaminhar na missão maior; te convido a pensar que ele está em toda parte, basta você perceber; e nesses três trechos:


“De tal modo se completam os três sacramentos da iniciação cristã, que proporcionam aos fiéis atingirem a plenitude de sua estatura no exercício de sua missão de povo cristão no mundo e na Igreja.”

(Ritual da iniciação cristã de adultos, nº2)


“Eu vou seguir com fé, com meu Deus eu vou,
Para a Rocha mais alta que eu,
Eu sei pra onde vou, como águia vou
Nas alturas sou filho de Deus.”

(Vou Seguir Com Fé / Kleber Lucas)

“Ele quem nos ensinou amar

Ele quem nos ensinou viver

Deu a Sua vida lá na cruz

Sofreu por nós

Morreu por mim e por você

É o mais lindo verso de amor

Que nenhum poeta imaginou

É a voz que chama por você

Só quer te amar

Te dar amor”

(O farol / Limão com Mel)


Que possamos sempre Renascer! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD