segunda-feira, 22 de março de 2010

Ainda da tempo!!

Estamos cada vez mais perto do fim da quaresma e muitos simplesmente ainda não colocaram em prática nenhum dos três pilares da mesma!

Para aqueles que ainda não sabem os três pilares da quaresma são: Caridade, Oração e Jejum. Claro que devemos praticar ambos durante todo o ano, todavia nesta época do ano (quaresma) devemos ter uma atenção maior para com estes três pilares.

Quanto ao JEJUM não é necessário que seja de carne ou mesmo alimentar, claro que devemos jejuar carne na sexta feira santa, todavia podemos estabelecer a nós mesmo outros tipos de jejuns para a quaresma, muitos se abstém de coisas simples, mas que realmente são importantes para eles, como por exemplo, o uso da internet ou até mesmo de algumas ferramentas especificas como o “orkut” por exemplo, podem até achar “besteira” mas poucos conseguem ficar 40 dias sem lerem seus “scraps” ou postarem algumas fotos.

Quanto a ORAÇÃO, alguns freqüentam mais a missa ou até mesmo acompanham diariamente programas religiosos, outros apenas rezam um terço por dia. Todos são exemplos válidos de como desenvolver melhor a oração durante este período.

Já quanto a CARIDADE, embora muitos discordem, considero este o principal dos três, fazer o bem ao próximo, ajudar quem realmente precisa, é sem dúvida um dos maiores pilares não só da quaresma mas de toda a nossa igreja, e este é também o mais fácil de ser colocado em prática, não faltam em nossa cidade pessoas ou organizações que precisem de ajuda, dentre as instituições podemos citar as já famosas “São Vicente de Paula”, “Casa da Criança”, e muitos outros, mas acho que seria interessante se apontássemos nosso foco este ano para os moradores de ruas, aqueles que fazem filas nos sopões distribuídos no centro da cidade, e para aquelas pequenas instituições que embora façam grandes serviços recebem pouco reconhecimento e principalmente poucas doações. Mas caridade não é só doar alimentos, visitar Hospitais e outras instituições levando muitas vezes um sorriso e um pouco de atenção pode ser de grande ajuda para aqueles que precisam.

Ainda falando sobre caridade a Crisma resolveu ajudar vocês crismandos e coordenadores a ajudarem alguém nesta quaresma, para isto iremos coletar alimentos não perecíveis para que estes possam ser agregados a campanha organizada pela nossa paróquia para ajudar aqueles que realmente precisam. Então não deixei de ajudar e leve quanto você poder. E não esqueça, caridade não é dar o que sobre, mas sim o que o outro precisa.

Um grande abraço e até a próxima coluna

Cleber Filho

Um comentário:

  1. Pena que nem todos colocam em pratica tudo isso... com certeza seria uma época do ano bem melhor...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD