terça-feira, 20 de abril de 2010

Retiro Coordenação

No último domingo, os Catequistas Crismais - antigos coordenadores de crisma - (o nome pode não ser muito legal mas precisamos nos acostumar com ele, então vamos passar a usá-lo com mais freqüência aqui no Blog), saíram de retiro na Chácara Mariama na cidade de Lagoa Seca, com o objetivo de renovação espiritual, de laços e de forças para este segundo ano de caminhada.

A convite do nosso Coordenador Geral da Crisma (Tio Delmo), a Irmã Roseane foi ministrar uma serie de momentos junto aos catequistas cujo o tema abordado foi : DESCOBRINDO E TESTEMUNHANDO O AMOR.

A princípio foi lido um trecho da 1ª carta de São João, com o objetivo de trabalharmos o AMOR e que é Deus o mais perfeito modelo de amor, por ser totalmente privado de interesses, algo realmente gratuito. Nessa leitura refletimos também que Deus nos deu a liberdade, a liberdade para amá-lo e para amar-nos uns aos outros.
Ressaltamos a importância de Deus em nossa caminhada, que Ele é o real suporte que nos mantém com nossas chamas acesas nesse caminho. Também comentamos sobre o amor verdadeiro, e que aquele que ama a Deus e não ama seu irmão está mentindo para si mesmo, e que a maior barreira para este é o preconceito (pré-conceito), e que às vezes ele nos priva de desfrutarmos do verdadeiro amor de Deus.
Adotamos o amor como significando se doar ao próximo, ir além das suas forças, se for o caso sofrer realmente com o outro e fazer o impossível por ele, afinal somos todos discípulos do Deus do impossível, e quem melhor do que ele para nos mostrar que podemos muito com o amor.
Claro que precisamos aprender a amar com um amor de Deus, e sem nunca esquecer que amor é um sentimento enorme, sem limites de crescimento e sem lotação. Outra parte importante do nosso retiro foi o questionamento sobre quem precisamos amar mais e onde podemos encontrar o amor de Deus.
Quando citado que Deus estava no ser humano ao nosso lado e que um sorriso era uma boa maneira de nós mostrarmos nosso Deus ao irmão, o catequista do grupo “A” Iran citou uma frase que me chamou a atenção pela simplicidade da mesma: “sorria, mesmo que o seu sorriso seja triste, pois mais triste que ele é a tristeza de quem não pode sorrir”, afinal quantas pessoas, mesmo com a vontade, não conseguem sorrir, enquanto que muitos que possuem vidas repletas e benção não se lembram de serem felizes e de agradecerem a Deus por isto.

A irmã Roseane terminou o retiro com a música de Roberto e Erasmo Carlos – O homem, da qual segue um trecho abaixo?
“Sua voz falava só de amor
Todo gesto seu era de amor
E Paz, Ele trazia no coração”

E como lição de casa, principalmente para aqueles que não poderam comparecer ao retiro ficou a seguinte passagem para reflexão..
1 Corinthios 13, 1-13


Algumas fotos deste retiro encontram-se disponiveis no blog na seção de fotos.


Abraço e a Paz de Cristo, são os votos da Família Tudo Junto e Misturado
Texto: Cleber Filho e Vanessa Barros, catequistas do "Grupo I"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD