sábado, 3 de abril de 2010

Grupo 'E'ssência Divina


Era domingo e estávamos num retiro para a formação dos grupos da Crisma. Por ordem, os grupos de catequistas iam sendo chamados. A cada nome pronunciado, a expectativa ia aumentando... Em qual grupo vou ficar? Será no A? B, C, D... Eis que Tio Delmo começa a chamar pelos catequistas do grupo E: Andreina, Arlan, Camila, Carlinhos, Diego, Eduardo, Elisabeth, Franklin, George, Gustavo, Kelly, Lyuska, Phillipe, Pierry, Ricard e Simone. Eis a formação da coordenação do grupo Essência Divina, nome sugerido por Andreina.

Este foi o início de nossa viagem, E decidimos ir de trem. Embarcamos nele e dentro dos nossos corações crescia a expectativa de conhecer o rosto de cada um dos nossos crismandos.
Eis que o trem pára na primeira estação: SESC Centro. E nela, vocês entraram no nosso vagão.

Naquele dia, muitos embarcaram nessa viagem. Alguns desceram poucas estações depois e tomaram um novo rumo. Teve alguém que decidiu sair do trem, mas voltou atrás e percebeu que tinha a necessidade de continuar a viagem ao nosso lado, no mesmo vagão.Numa das várias estações pelas quais já passamos juntos, aprendemos o que significa criar laços e atentamos para a responsabilidade que agregamos à nossa vida por tudo aquilo que cativamos. E se formava uma família. Com amor, respeito, carinho e partilha a cada novo encontro.

Como esquecer do dia em que, ao imaginar que Jesus estava em sua frente naquele instante, um certo alguém não conteve a emoção e o abraçou o mais forte que pôde? E como esquecer também a música e a dancinha feita pelas meninas no JICCA, animando os jogos?

De momentos de grande emoção e de momentos de grande alegria fomos formando as bases sólidas que dão sustentação a grandes amizades que nesta viagem em que seguimos foram formadas e fortalecidas. Por quantas vezes nós já abrimos aqui, neste vagão, os nossos corações, e deixamos as lágrimas rolarem pelo nosso rosto, e fizemos aqui confissões que nem mesmo em casa fazemos? Por mais que as palavras não tenham sido pronunciadas, Deus ouviu os nossos corações e sabe exatamente o que queríamos dizer naquele silêncio.

E agora lhes pergunto: Será que se não estivéssemos viajando juntos nesse trem a nossa cruz teria o mesmo peso? Todos os nossos anseios, nossos medos, nossas dúvidas e inseguranças, nossos deslizes e tropeços, nossa falta de sucesso para conquistar o que queremos, nossos problemas em casa, na faculdade, na escola ou no trabalho... Não seria a mesma coisa enfrentar tudo isso sem a base que construímos através da fé. Base esta que nos faz valorizar cada momento ao lado daqueles que cativamos, da nossa família, dos nossos amigos... É a base que nos torna jovens diferentes e privilegiados por pudermos compartilhar da alegria que é viver em Cristo.

E fortalecendo laços, partilhando os bons e os maus momentos e, sobretudo, acreditando no poder da amizade seguimos nossa viagem, pois ainda temos outras estações por onde passar... Provavelmente, em alguma delas existirão provações, que nos tentarão a desviar do nosso caminho. Mas se existir confiança entre nós, não haverá dúvida sobre qual o melhor caminho a seguir.

Agora vamos mais crescidos e mais unidos. Que juntos rezemos para que esta união cresça a cada novo encontro e para que, inundados pelo poder do Espírito Santo, possamos abrigar em nossos corações a Essência Divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD