sexta-feira, 17 de abril de 2009

Texto - 1º Encontro

Bom pessoal pra ajudar a coordenação ai estamos disponibilizando o texto do primeiro encontro para as equipes que tiverem interesse em utilizá-lo, todavia recomendamos que este seja discutido mais pra frente, pois na nossa humilde opinião ele não se encaixa muito com o tema do 1º encontro, mas sugerimos que todos os grupos leiam e tirem suas próprias conclusões!


Cadê Todo Mundo?

A vida tem fases. Da infância à fase adulta, passamos por estágios, crescemos e alcançamos a maturidade. Através desse caminho, encontramos diversas que pessoas que chegam e depois desaparecem como chegaram: de repente.

Onde estão meus amigos de infância? Aqueles pequenos e inocentes, travessos que brincavam com você, seu primeiro circulo de amizades fora da família. Vários deles devem ter chegado à primeira série com você. Ali, junto com outras crianças vindas de outras escolas, você desenvolveu mais um círculo de amizades, que provavelmente estudou com você até a quarta série. Em quatro anos você aprendeu a reconhecer em quem podia confiar e quem não merecia tanta confiança assim. Aprendeu que existem gostos diferentes, vontades diversas.

Ao passar para a quinta série, alguns amigos daquele círculo anterior podem ter ido embora. Outras escolas, outras cidades e, até mesmo, outros estados. Você sente a perda, mas fazer o quê!? Prosseguir com a vida e com os estudos. A fase daqueles amigos passou. Quem sabe alguns anos adiante eles serão encontrados novamente. Os anos se passam, e ao chegar a oitava série você descobre que muitos são amigos e outros nada têm em comum com você. E descobre também que mesmo entre os mais próximos você ainda consegue separar joio de trigo. Há amigos de verdade e amigos por interesse. Acaba-se o ensino fundamental e fecha-se mais um ciclo de amizades. Quem seguir adiante, estudando com você, passará por novas transformações e talvez, ao chegar ao final do ensino médio, você terá deixado de lado algumas pessoas e incluindo outras em seu círculo de amizades. É normal. A fase dos amigos do “colégio” terá passado e outra fase será iniciada.

Vestibular e faculdade. Ali, poucos de seus amigos de ensino fundamental e ensino médio estarão presentes. Eles ficaram para trás. Cadê Todo Mundo? Cada um seguiu seu caminho. Mas todos eles influenciaram na estruturação de seu caráter e de sua personalidade.

Na faculdade, novos círculos de amizades serão formados. Mais competitivos, agressivos e extremamente duros no trato se comparados com os amigos que deixamos para trás. Ali, aprendemos que precisamos confiar desconfiando, ajudar sem envolver-se em demasia e cobrar que se acredita ser direito, pois a sociedade exige esse treinamento. É um filtro que reduzirá o círculo de amizades.

Paralelamente a essas fases, temos alguns amigos pessoais que vêm da família e da nossa vizinhança. Pessoas que, na dura época da faculdade, tomam uma grande importância, pois diante da dureza do mundo é sempre bom ter pessoas que gostam de nós de forma desinteressada.

Há também as pessoas com quem trabalhamos, que atualmente não consideramos muito como amigos, mas sim como “colegas”. Pessoas que conosco forma um time, um grupo que persegue a meta da empresa. A tensão do convivo é sempre maior do que o prazer da companhia. Fala-se mais dos defeitos do que das qualidades. Mas é um grupo importante.

E, de repente, nos sentimos sozinhos. Com tanta gente ao redor, sentimos que falta algo. É geralmente o apelo pela busca da pessoa que seja a nossa outra “metade”,. Quando a encontramos, desenvolvemos com ela o mais íntimo círculo de amizades. È alguém em quem podemos confiar e formar uma união de profundo comprometimento. Chegamos ao ponto de amar esse amigo ou essa amiga de tal forma que nos casamos. Assim, mais um círculo é estabelecido em nossa vida.

Enfim, Cadê Todo Mundo? Onde foram parar as pessoas que compartilharam fases de nossa vida? Onde ficam escondidos quando mudamos de etapa? Será que conseguimos identificar a colaboração que cada um de nós dá durante sua permanência conosco?

Por isso é importante valorizar os amigos em cada momento da vida. Desde os da pré-escola, quando ainda nem sabemos quem eles são, até os amigos do trabalho. Cada um tem seu valor. Não é possível cultivar os amigos pessoais valorizando mais os amigos do trabalho.

Os amigos não desaparecem; apenas tomam, na vida, rumos diferentes dos nossos. Se negligenciarmos, portanto, o valor que cada pessoas tem em nossa vida, talvez desapareçam para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD