sexta-feira, 18 de maio de 2012

Porque a igreja católica não vende tudo e dá aos pobres?



Então gente, tivemos alguns pontos levantados em reunião de crisma no grurpo ETERNA ALIANÇA (E) esse ano sobre a ostentação de luxo e glamour que a igreja passa através de alguns símbolos por nós utilizados e fomos questionados sobre o porque da não venda de todos esses itens para ajudar aos necessitados do mundo. Demos as respostas que nos cabiam e tentamos de certa forma deixar claro o papel da igreja e da humanidade na luta contra a miséria humana.

Mas então Rayana Maia coordenadora do grupo encontro esse texto na internet que explica e explicita (com fontes) de forma bem concisa os porquês que poderiam responder os questionamentos.

Fica a dica a todos, seria bom que não só catequisandos mas todo católico (praticante) tivesse isso em mente pra quando for questionado. E todo não-católico desse uma pesquisada simples por ai antes de sair falando sem saber.

Dei uma resumida no texto e dei destaque às partes que achei indispensáveis, mas repito VALE A PENA LER INTEIRO


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Brayan Leandro Barros  <<< (PERFIL DO CRIADOR DO TEXTO NO FACE)

(...)
Pra quem acha que a Igreja Católica é um lugarzinho onde os padres falam "é porque Deus quis assim e pronto" aqui vai uma informação: a Igreja Católica é a instituição com o maior número de prêmios Nobel do mundo,(...) e vou disponibilizar inúmeros links para quem quiser olhar e verificar:

Link sobre o Nobel

Agora sobre a questão dessa foto que anda circulando por aí.
Sabia que a Igreja Católica é a a Maior Instituição de Caridade do Mundo ?
Sabia que se a Igreja Católica saísse da África 60% das escolas e hospitais seriam fechados ?Sabia que quando a epidemia de Aids estourou nos EUA e as autoridades não sabiam o que fazer eles chamaram as freiras da Igreja pra cuidar dos doentes porque ninguém mais queria fazê-lo ?
Que no Brasil até 1950 quando não existia nenhuma política de saúde pública eram as casas de caridade que cuidavam das pessoas que não tinham condições de pagar um hospital ?

Oras, vejamos só alguns dados

  • A Igreja Católica mantém na África
964 hospitais
5.000 dispensários
260 leprosários
650 asilos
800 orfanatos
2.000 jardins de infância

  • Na América:
1.900 hospitais
5.400 dispensários
50 leprosários
3.700 asilos
2.500 orfanatos
4.200 jardins de infância

Alguém pode me dizer se existe qualquer outra pessoa, empresa ou instituição que faz pelo menos 1/4 do que está escrito acima ?

(PARA VER DADOS DOS DEMAIS CONTINENTES CLIQUE NOS LINKS ABAIXO)
Links:

Videos com dados
Igreja catolica servindo
Obras catolicas
Análise Social

Agora, "por que a Igreja não vende tudo o que tem pra ajudar essas pessoas necessitadas ?"
Veja só,a Igreja não poderia vender o que ela tem nem se ela quisesse, os bens da Igreja Católica são patrimônio de Roma e dos países em que ela está presente, além do mais existe o Tratado de Latrão, que impede a Igreja de vender o que está no Vaticano.

Lembrado também que o trono não é de ouro é bronze dourado em madeira,Gian Lorenzo Bernini, o maior escultor do século XVII e também um extraordinário arquiteto, em 1657 começou o Trono de São Pedro, ou Cathedra Petri, uma cobertura em bronze dourado do trono em madeira do papa, que foi terminada em 1666. Mas vamos pensar que a Igreja deva vender tudo, se for assim, talvez todos os museus de mundo também devam vender as suas artes pra ajudar no combate da miséria, talvez todos os países devam dar as suas riquezas...

Link sobre o ''Trono de ouro'' : 

(...)
Eu sei que o texto já está meio grande, mas esse é um tema que não dá pra dividir ou deixar algumas partes de lado, por isso sempre que consigo mais informações eu as adiciono aqui.
Agradeço a paciência dos que leram, agradeço ás pessoas que compartilharam esta campanha, agradeço pelas informações a mais que me forneceram para enriquecer esse texto e agradeço principalmente ao meu pároco, que me proporcionou conhecimento sobre esse e diversos outros assuntos.

Compartilhem.

Obrigado.
Brayan Leandro Barros.

3 comentários:

  1. Belíssimo e esmiuçado texto a respeito das "riquezas" do vaticano. Parabéns pelo post ThiHenrique. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigos... Fica a mensagem para os nossos catequistas. Ass. Helder Meyson

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD