sexta-feira, 30 de setembro de 2011

FormAção!

Oi gente, hoje estou aqui para falar de uma palavrinha muito importante para nossas caminhadas, tanto do lado de cá, de nós catequistas, como do lado daí também, crismandos; esses dois mundinhos não estão distantes assim não... É, formação! Essa que às vezes a gente tanto cobra, ou recebe às vezes sem dar conta do tamanhão da importância dela.
E começo com a mesma frase que Beth começou nossa ultima formação: "Só é possivel amar o que conhecemos".
Para vocês crismandos, antes de tudo queria dizer que esse termo “crismand@” não é apenas um estado de vocês, tem algo maior, sustentador, o sentimento de preparação; de cuidar da ação de vocês depois que os dois anos se findarem, quando os dons forem recebidos; aqui é só o lugar que nós (catequistas) nos deixamos ser usados por Ele, pela importância que Ele assumiu em nossas vidas, da felicidade que explode na gente ao falar um pouco do como foi nossa descoberta.
Por isso, que fique claro, a formação que vocês decidem ter quando estão aqui não é apenas dos dogmas da Igreja Católica, mas também de se permitir sentir isso que nos faz estar aqui por Ele, porque só assim, se entenderá por completo e o posicionar será mais leve; percebendo que não se trata só de um encontro quinzenal de domingo onde se encontra a ‘galera’, isso é muito bom sim porque Ele está em cada face, mas Ele te convida para algo mais.
E nós, catequistas, confesso que quando decidi escrever sobre formação hoje foi muito pra gente, dessa cobrança que muitas vezes fazemos, às vezes, sem sentir que vai atingir tantas outras coisas; alem da preparação já citada acima temos um tonzinho a mais de responsabilidade, de posições que a gente toma que tem um     Q de influência... E isso exige tanto um cuidar individual quanto de grupo.
É individual sim, muitas vezes cobramos formação esquecendo que da palavra é formar uma ação, seja de nossas vivencias, procuras, estudos ou de um grupo que quer pensar junto sobre algumas coisas; e trago a contradição que às vezes muito se exige, mas a procura, esse lado individual, não acontece.
Se falamos por Ele temos que fazer com segurança, com discernimento, com amor, pois do mesmo modo palavras nos aproximam e nos afastam as nossas também provocam isso em muitas pessoas também; que a nossa palavra seja acolhedora, sensata, sempre, para isso formem a ação de vocês com muito carinho com a maior intensidade que puderem.

Um comentário:

  1. Ameeei! *o* Arrazou maninha! o quão é importante essa formação para todos nós, como Nanny bem colocou, não só para coordenadores mas também para os crismandos!
    É importante sempre lembrar-mos de procurar informação durante toda a nossa formação (que é para toda a vida), pois como Beth bem colocou "Só é possivel amar o que conhecemos"! E o conhecimento é uma formação com busca de novas informações sempre!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD