quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Jesus Cristo caminho, verdade e vida


Todo homem procura um sentido para a sua vida, que quer principalmente facilitar a sua caminhada para frente. Desde o começo, os que se proclamam cristãos orientaram sua caminhada em Jesus de Nazaré. A Igreja é sempre um modo de por em jogo a experiência de Deus em Jesus. Não é surpreendente que, na procura tateante do futuro, encontremos esta afirmação de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”?

O próprio Jesus apresenta-se como Caminho. Ele não é simples ponto de passagem para a caravana humana. Não é simples encruzilhada, onde as pessoas, vindas de todos os lugares, podem se cruzar. Ele se propõe Caminho da Vida. Jesus se dá como meio para se chegar ao Pai(verdade), do qual aqueles que crêem participam em coerente sintonia, através de suas obras(vida).

As palavras de Jesus são enigmáticas para os discípulos. Jesus fala em termos obscuros, os discípulos não entendem, fazem perguntas e Jesus pronuncia a revelação definitiva: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Essa auto definição de Jesus é a síntese de todo o Evangelho.

JESUS É O CAMINHO
. É caminho para a vida, através da morte-ressurreição. Por este meio, Ele chega ao Pai. Através d'Ele, o Pai mora na comunidade. Seguindo o caminho que é Jesus, a comunidade realizará integralmente o projeto de Deus.

JESUS É A VERDADE. A verdade da qual fala a Bíblia significa fidelidade plena, estabilidade. Proclamando-se a Verdade, Jesus nos diz que é a revelação autêntica do projeto de Deus, a manifestação visível e encarnada do amor do Pai. Viver Jesus-Verdade é estar em sintonia profunda com os anseios divinos. É fazer a verdade, isto é, dar sequência à fidelidade que Jesus manifestou em relação ao Reino de Deus. Ele já havia dito: “Se vocês guardarem a minha palavra conhecerão a Verdade e a Verdade libertará vocês”.

JESUS É A VIDA
. O evangelista João inicia seu evangelho apresentando Jesus como Palavra de Deus na qual “estava à vida e a vida era a luz dos homens”. A comunidade recebe de Jesus a vida em plenitude e a função d a comunidade é apontar para essa vida que está em Jesus. E não somente indicar onde se encontra, mas vivê-la profundamente mediante o mandamento do amor, síntese do projeto de Deus.

Seria muito bom e é urgente que todo cristão medite sobre isto e se disponha a colocar em prática os ensinamentos de Jesus porque a humanidade está cansada de violência, ganância e desamor. É preciso que se cultive em todo o mundo a solidariedade, a justiça, o amor.

Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD