sábado, 7 de maio de 2011

Todas as mães são uma só: Maria, nossa mãe


Estamos no mês de maio, e se tem uma coisa que esse mês nos lembra, definitivamente, é o dia das mães. Todos aguardam ansiosos pelo segundo domingo do mês, para declarar seu amor as suas mães, com presentes, cartões, cartinhas e tudo que estiver repleto de muito carinho e afeto. Afinal, elas merecem, não é mesmo? Deram-nos a vida, cuidaram de nós desde o ventre, nos ensinaram sobre a vida e mostraram de todas as formas o verdadeiro significado da palavra “amor”.  Mesmo aqueles que, infelizmente, não tem suas mães por perto, certamente possuem uma respectiva figura materna, como uma tia ou uma avó. Alguns têm até mais de uma mãe (nos seus círculos de EJC, EAC...)!
Independente de quantas mães tenha, uma só é comum a todos nós, representação perfeita de todo esse afeto, cuidado, carinho, dedicação e amor sem igual: Maria, mãe de Deus. A criança, filha de Anna e Joaquim, que foi prometida desde sempre a Deus para ser a mãe do salvador, sempre foi obediente aos seus pais e um exemplo de vida, tal qual seu filho Jesus seria. Ainda jovem, Maria recebeu a visita do anjo Gabriel, que contou sobre a importante missão que a esperava: Ser mãe do filho de Deus. Sem pestanejar, a noiva de José aceitou a difícil missão e abraçou de corpo e alma a digna tarefa de gerar em seu ventre, criar, educar e mostrar a vida ao nosso salvador.
Nossa Senhora, como assim é conhecida, aparece em diversos momentos da bíblia, principalmente no momento chave em que Jesus, num extremo gesto de amor, ainda sofrendo as dores da cruz, toma o cuidado de entregar sua mãe para seu discípulo mais querido, João (Jo. 19, 25-27). Com esse gesto, o Salvador não apenas provê um lar seguro e confiável para a sua querida mãe, como, simbolicamente, ele entrega a nós, aquela que tanto o amou e dele cuidou, para que possa também por nós velar.
A igreja comemora no mês de maio a grande alegria de ter essa mãe tão preciosa. Intercessora, Maria está sempre próxima do seu filho, com a intimidade de uma verdadeira mãe, pedindo pela humanidade e confiando em nós (como qualquer mãe confia ilimitadamente em seu filho). Com toda a atenção que lhe é devida, nós católicos apostólicos, estamos sempre rendendo homenagens para essa pessoa tão importante para a vida de Jesus e para a nossa vida. Como não amar aquela que cuidou tão bem do nosso querido Jesus? E como deixar de homenagear essa tão cuidadosa e zelosa mãe, que está sempre de joelhos, rezando e intercedendo a Deus por nós? Impossível não demonstrar esse amor.
Aproveitemos então esse mês, em que presenteamos e nos declaramos para a nossa mãe aqui da terra, e rezemos, agradeçamos e prestemos a nossa homenagem também para a nossa mãe lá do céu. A igreja (com suas missas, movimentos e pastorais) se organiza de muitas maneiras para vivenciar com felicidade esse mês (incluindo a belíssima missa da coroação de Nossa Senhora, no último dia do mês mariano). Seja com o ofício de Nossa Senhora, o terço que ela mesma nos ensinou ou mesmo com uma conversa informal antes de dormir, não deixe de mostrar para Maria um pouco do seu amor por ela, porque ela jamais deixa de demonstrar, de milhares de maneiras, o seu amor por nós, seus filhos adotivos tão amados.
 Ah, e uma dica para vivenciar o mês: Muitas músicas lindas e inspiradas retratam desse amor de Maria por nós, e vice-versa. Aproveitem também para conhecer cada uma delas, quem sabe até ouvir uma música diferente por dia. Garanto que não faltarão opções. Minha sugestão para agora é uma música inspirada no momento mágico em que a futura mãe e ainda uma adolescente recebe a visita do anjo e se emociona com os planos do Senhor para a sua vida. Tente meditar nessa música, imaginar essa cena, sentir como Maria se sentiu nesse momento... e você terá uma vaga idéia do tamanho do amor que ela tem por nós desde tão jovem.

Anjos de Resgate- Maria e o Anjo:




Misturado por Helder Vinícius
Família TJM

Um comentário:

  1. Pois é muitos possuem mais de uma mãe... e se ter uma já é algo incrível imagina você poder contar com 2 pessoas que estão ali pro que você precisar!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD