terça-feira, 17 de maio de 2011

Escolhendo os bons caminhos junto ao bom pastor



Maio, o mês de Maria, é também um mês de reflexão. Um bom momento para pensar nas nossas vidas, no que temos feito e para onde estamos indo. Passamos pela Quaresma e pela Semana Santa, agora nos aproximamos do Pentecostes. E então, estamos preparados para receber o Espírito Santo do Senhor? Se não, que tal começarmos a nos preparar desde já? Vamos então fazer uma pequena reflexão sobre os caminhos que temos escolhido.
Quantas vezes já nos sentimos desamparados e perdidos? A vida nos leva por caminhos tortos, muitas vezes. E até onde vamos com esses caminhos tortos? Pense bem, quantas decisões erradas você já tomou na vida? Aliás, nem precisamos ir tão longe. Quantas decisões erradas você já tomou este ano? Muitas? Algumas? Pois é, são exatamente essas decisões que nos levam para longe, para fora do caminho reto, para além das palavras e dos ensinamentos da bíblia e, principalmente, para longe do caminho que o Senhor escolheu para nós.
Ninguém disse que tomar decisões é fácil, de maneira nenhuma. Errar, como dizem por aí, é humano. Sofrer as conseqüências dos próprios erros é justo, mas não deixa de ser difícil e sempre triste e cansativo. Então, errar até quando? Porque, você deve concordar comigo que, uma coisa é errar uma vez, outra é seguir errando sempre e pior ainda é cometer eternamente os mesmos erros. De que adianta pedir a ajuda de Deus, reclamando da vida e dizer que nada dá certo, se você não muda suas escolhas e seus caminhos? É um pouco injusto, não acha? Injusto consigo mesmo, que merece ter o melhor da vida, e injusto com Jesus, que está sempre nos mostrando os melhores caminhos para seguir, e muitas vezes não é ouvido. Seja como for, não deixe jamais de acreditar: Ele sempre irá em seu favor, buscará a ovelha perdida e acreditará, como todo aquele que ama, que você não tornará a errar, seguirá pelo caminho correto e não mais pecará.
A parábola da ovelha perdida pode ilustrar bem o que digo: "Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, coloca sobre seus ombros; e chegando à casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento" (Lc. 15:1-7).
Na parábola acima, Jesus ilustra aquilo que sempre ensinou aos seus discípulos: Deus não é maltrato, castigos, crueldade. O Senhor é bom, piedoso e paciente. Ele busca suas ovelhas perdidas (nós) onde quer que estejamos, e nos leva ao caminho da retidão (se, é claro, quisermos estar nesse caminho – Ele nunca nos obriga a fazer escolhas que não queremos). Acredite, esteja você onde estiver, mesmo no escuro, na podridão, na solidão, na depressão, na ansiedade, nas dívidas, nas drogas, no álcool, no pior dos pecados... Ele está ali, com a mão estendida, sempre esperando a sua decisão final. Seguir ou não o caminho certo? Continuar no erro ou tomar novas decisões? Só você pode dizer o que quer fazer. E até a decisão chegar, ali nossa querida Maria também estará intercedendo por nós, pelas nossas decisões e escolhas, e creia, todo o reino dos céus fará uma grande festa no dia que você aceitar se distanciar desse pecado e dessas ações que tanto atrasam sua vida e se resolver pelos bons caminhos. Tenha sempre a certeza: Você JAMAIS estará sozinho.
Por fim, uma frase que li hoje e que me chamou a atenção: “Não peça a Deus para guiar seus passos se você não está disposto a mover seus pés!”. Encaixa-se bem com o que falamos, não é mesmo? Não perca seu tempo pedindo por ajuda de uma maneira mecânica, por hábito ou preguiça. Dê-se o valor, reflita sobre suas escolhas, seus caminhos e tome a decisão concreta. Decida-se pelo melhor para sua vida, e saiba que não será fácil! Serão longos e difíceis passos, mas serão os passos certos. Quando você der um “sim”, que seja verdadeiro, digno, forte e consciente de que nem toda caminhada é fácil, mas ao chegar ao final do percurso, a vitória é sempre motivo de comemoração e alegria.

Misturado por Helder Vinícius
Família TJM

Um comentário:

  1. Texto muito bonito Helder! Parabéns!
    Deus ele ama o pecador, só não ama o pecado! Por isso, Ele é amor: Quem permanece no Amor, permanece em Deus e Deus nele.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD