terça-feira, 3 de agosto de 2010

Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Catedral de Campina Grande (PB) está em festa pelos seus quinze anos de caminhada



Para comemorar este momento tão marcante na vida da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição e, de outras paróquias local, estadual e até regional, o Núcleo do EJC organizou uma vasta programação que contempla a realização de uma Missa em ação de graças, que será presidida pelo pároco Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, no próximo dia 14 de agosto, às 19h30, na Catedral e, um baile no dia 21 do corrente a partir das 22h.
O baile acontecerá na Casa Bela (La Costa do Catolé), localizada à rua Manoel Alves de Oliveira, 982, no bairro do Catolé. Para o evento é recomendado o uso do traje esporte fino e a aquisição do ingresso no valor de R$ 25,00 (Vinte e cinco reais), com os integrantes do núcleo logo após a missa da juventude que é realizada aos sábados, às 19h30, na Catedral.
Breve memória do EJC
O Encontro de Jovens com Cristo (EJC), hoje implantado em muitas paróquias do nosso país, nasceu do estímulo do Encontro de Casais com Cristo (ECC), como uma resposta de toda Pastoral Familiar à questão emergente da evangelização da juventude. Continua com os casais percorrendo juntos o caminho espiritual e recebendo do ECC o apoio na superação das dificuldades inerentes à realização dos encontros por eles organizados, segundo o Doc. EJC, Catedral, 1998.

O EJC, de acordo com as orientações do documento de Puebla (1979) no que concerne ao protagonismo do jovem, por meio da ação da Igreja, na sua evangelização e na evangelização de outros jovens, tem, segundo o Doc. EJC, Catedral, 1998, como objetivos:
Geral: assumir radicalmente a opção pelos Jovens, levando-os a participar ativamente da construção de uma sociedade justa e solidária; a serviço da vida e da esperança e, a caminho do Reino DEFINITIVO (Doc. EJC, Catedral, 1998 . E como objetivos específicos: despertar os jovens para a pessoa e a proposta de JESUS CRISTO; desenvolver um processo global de formação a partir da fé; formar líderes capacitados a atuarem na comunidade eclesial; levar os jovens a atuarem, comprometidos com a libertação integral do homem, em seu meio específico
Na Catedral, o primeiro EJC foi realizado no ano de 1996 e teve como fundadores: o então bispo diocesano de Campina Grande Dom Luís Gonzaga Fernandes, o padre José de Ribamar Ericeira Nunes (pároco da Catedral) e o casal assessor Jocélio Loureiro e Maria Auxiliadora Celino Loureiro (Dôra), embora na cidade ele já havia sido implantado em 1993, segundo informações desta assessora.
Ainda de acordo com Dôra, a atuação do EJC, ao longo dos seus 15 anos de caminhada, não se restringiu apenas à Catedral. Até o presente esta paróquia já apadrinhou, a implantação deste movimento de evangelização em diversas paróquias, a exemplo de São Francisco e, São Cristovão, local. Além destas paróquias em nossa cidade, o EJC da Catedral contribuiu ainda com a implantação do EJC em Sousa (PB) e na cidade baiana Paulo Afonso, frisou.
Após a saída de Pe. Ribamar o EJC da Catedral teve como dirigentes espirituais os padres: José Rocha Cavalcante Filho, em 2000, e, Márcio Henrique desde o ano 2001 até o presente, contando com a mesma assessoria de sua fundação.
Por todo este trabalho de dedicação à evangelização dos nossos jovens , queremos parabenizar e agradecer a Deus pelos dirigentes espirituais, assessoria, núcleos do EJC, casais do ECC, jovens do EJC, local e fora de nossa cidade, enfim, a todos que estiveram e continuam nesta caminhada,
NOSSOS PARABÉNS!
Com Informações da Assessoria e do Núcleo do EJC
Professora Aurea Ramos Araujo
Coordenadora da Pastoral da Comunicação da Catedral
Campina Grande - PB


Um comentário:

  1. Então não vi como mandar um e-mail pessoal a vocês responsáveis pelo blog, porem gostaria de saber como faço para entrar no EJC da paroquia da Catedral? Conto com a ajuda de alguém de vocês para realização de um de meus sonhos. Estou deixando meu e-mail para contato: gessicakelialves@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD