terça-feira, 31 de agosto de 2010

1ª Busca EJC Catedral



Em comemoração aos 15 anos do EJC, foi realizada em Campina Grande a 1ª Busca EJC Catedral, o evento(similar a uma caça ao tesouro) arrecadou mais de 10 mil itens para recem nascidos e proporcionou muita diversão aqueles que participaram.
Nosso parabéns especial a Equipe que representou a Pastoral da Crisma na competição e conseguiu um excelente terceiro lugar.
Equipe Verde(Pastoral da Crisma): Beth(E), Cleber(I), Haley(B), Lyuska(E) e Vanessa(I).


Abraço e a Paz de Cristo!

Familia Tudo Junto e Misturado

Juventude, dom de Deus

"Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes: venceram o Maligno" (1João 2,13)
Estas palavras do apóstolo João demonstravam que a Igreja, desde o início, teve uma atenção especial para com a juventude. Considerando-a, sempre, não como problema, mas como dom de Deus, conforme afirmou o Papa João Paulo II. Dom de Deus porque a juventude é um tempo concedido pelo Senhor como presente. É necessário, pois, não esbanjar esse dom, mas administrá-lo com responsabilidade, a fim de que produza frutos para a vida do mundo e da própria Igreja.
Mas, afinal de contas, o que é a juventude? Não é simplesmente aquela etapa da vida que corresponde a determinado número de anos.
A juventude é o tempo de procura de respostas para questões fundamentais: qual o sentido da vida? Que significa ser livre? No evangelho, um jovem pergunta a Jesus: "Bom Mestre, o que devo fazer para possuir a vida eterna?"
A juventude é também tempo da procura do amor, que consiste em se responsabilizar pelo outro, pelo respeito à sua dignidade, pelo seu crescimento como pessoa, pela sua felicidade. É o tempo em que o jovem procura construir um projeto concreto para a vida.
Enfim, a juventude é o tempo do dever, isto é, tempo em que a pessoa se percebe, de modo intenso, responsável por si mesma, pelo bem comum da sociedade e pelo futuro do mundo. Com muita propriedade, João Paulo II afirmou que os jovens são as sentinelas do amanhã.
A Igreja está consciente de tantos perigos que hoje ameaçam, sobretudo, os jovens. Ela recorda às autoridades da Nação o dever que têm de sanar, com medidas eficazes e urgentes, os obstáculos que levam tantos jovens ao desânimo e à perda de esperança com relação ao futuro: analfabetismo, desemprego, falta de oportunidade de ingresso em escolas de boa qualidade, que os qualifiquem profissionalmente para enfrentar as exigências do mercado de trabalho.
A evangelização é resposta a uma busca, pois todas as pessoas, sobretudo os jovens, de modo misterioso, estão à procura de alguém que seja, de fato, Caminho, Verdade e Vida. Só Cristo é capaz de dar sentido profundo à nossa vida.
Para atingir este objetivo, a Igreja, inspirada nos ensinamentos do Papa Bento XVI em sua encíclica Deus Caritas Est, quer se esforçar para ser, cada vez mais, a Igreja da Caridade, fazendo do amor o centro de sua mensagem. Fazendo do amor o ponto de encontro entre ela e os jovens. 


Dom Benedito Beni

Viva bem o momento presente

Bom dia, pessoal!
"Certa vez, perguntaram a Madre Teresa de Calcutá qual era o dia mais belo. Sabiamente ela respondeu: HOJE.
O tempo que temos para viver é o hoje, e é importante viver esse momento sem perder nenhuma oportunidade para fazer o bem. Com certeza, ao longo deste dia, virão ao nosso encontro as mais variadas situações, desde as mais tranquilas até as mais desencontradas. A nós cabe, diante delas, escolher agir a partir do amor. De uma forma muito simples podemos nos perguntar: “Se fosse Jesus nesta situação, como Ele faria ou responderia? Então, o Espírito Santo virá em nosso socorro, ajundando-nos a agir da maneira correta, porque “Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda terra sua graça” (Sl 32).
Jesus, ensina-nos a viver bem e a fazer o bem a cada instante da nossa vida.
Jesus, eu confio em vós!"

Luiza Santiago em luziasantiago.com

Mergulhemos na Providência Divina para que a Palavra de Deus nos conduza.Meditemos:

"Conserve-se entre vós a caridade fraterna. Não vos esqueçais da hospitalidade, pela qual alguns, sem o saberem, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos encarcerados, como se vós mesmos estivésseis presos com eles. E dos maltratados, como se habitásseis no mesmo corpo com eles. Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros. Vivei sem avareza. Contentai-vos com o que tendes, pois Deus mesmo disse: Não te deixarei nem desampararei (cf. Dt 31,6). Por isso é que podemos dizer com confiança: "O Senhor é meu socorro, e nada tenho que temer. Que me poderá fazer o homem?" (Sl 117,6)

Que vivamos com intensidade o HOJE e que aproveitemos esta dádiva que recebemos de Deus para "mudar o mundo" através de nossas pequenas atitudes. Já falou para a sua mãe, para o seu pai ou para o ser irmão hoje que você o ama? Que tal começar?

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Livro da Capa Preta


Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:

- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?

- Sim. Mas não é um livro de crendices é a Palavra de Deus. Estou errado?

- Claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a história geral. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.

- É mesmo? E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?

- Bem, respondeu o universitário, vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio.

O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó, e deu o cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito saiu cabisbaixo se sentindo pior que uma ameba. O cartão dizia:

"Louis Pasteur, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris".

As Caixas de DEUS!

Tenho em minhas mãos duas caixas que Deus me deu para guardar.
Ele disse:
- "Coloque todas as suas tristezas na preta e todas as suas alegrias na dourada".
Eu atendi Suas Palavras e nas duas caixas tanto minhas alegrias quanto minhas tristezas guardei.
Mas, embora a dourada f
icasse cada dia mais pesada, a preta era tão leve quanto antes.
Curioso, abri a preta.
Eu queria descobrir porque, e vi na base da caixa, um buraco pelo qual minhas tristezas saíam.
Mostrei o buraco a Deus, e pensei alto: "Gostaria de saber onde minhas tristezas podem estar".
Ele sorriu gentilmente para mim.
- "Meu filho, elas estão aqui comigo".
Perguntei:
- "Deus, por que dar-me as caixas, por que a dourada e a preta com o buraco"?
- "Meu filho, a dourada é para você contar suas bênçãos, a preta é para você deixar ir embora suas tristezas".

domingo, 29 de agosto de 2010

Walpappers - Nova Geração




Olá galerinha ai vão os novos wallpappers do blog da crisma!
São 10 imagens de todas as cores e com mensagens referentes a Jesus.
O link para a galeria com os 10 wallpappers está mais abaixo.

Particularmente eu gosto muito dessas:






Link para galeria com os 10 wallpappers: Clique Aqui

Catedral celebra Crisma de Adultos


A Igreja da catedral crismou ontem 50 adultos que estavam sendo preparados para receber o sacramento em dois grupos, um na catedral, com o Catequista Delmo e outro no PIOX com o catequista Romero.

A celebração começou as 19:30h, e além dos crismandos e padrinhos muitos amigos, familiares e membros da comunidade vieram prestigiar tão importante momento na vida religiosa destes crismandos.


O evangelho foi retirado do livro dw Lucas capitulo 4, versiculos de 16 a 22a, e nos monstrou as proezas do Senhor através dos seus ensinamentos.

Na sua Homilia Pe. Marcio abordou as dificuldades encontradas pelos católicos, e que muitos acham que por estarem dentro da igreja, engajado, as provações vão diminuir, o que nem sempre acontece. Mas que é ai que podemos mostrar nosso real valor de caólico.

Pe. Marcio também ressaltou também a importância do engajamento pastoral e viu que muitos dos que ali estavam se crismando já possuíam uma certa caminhada dentro da igreja ou em serviços voluntários, e ficou muito feliz por isto.



Após a entrega do óleo por catequistas crismais, Pe Marcio ungiu com o Oleo do Crisma todos os 50 crismandos.


Houveram ainda aqueles que além de receberem o sacramento da crisma ainda fizeram ali a primeira eucaristia, tornando o momento ainda mais emocionante.


O Catequista Delmo ainda leu uma mensagem, mostrando a importancia do sacramento, e comentou sobre momentos e dificuldades encontradas durante a caminhada, e de como as mesmas foram superadas.


No final Pe. Marcio fez um agradecimento especial ao catequista Delmo, por ter terminado sua 10ª turma de Crisma para Adultos, e aos demais catequistas que auxiliaram na organização da celebração.

Para conferir as demais fotos da cermônia clique AQUI e confira no Blog da PASCOM, que fez a cobertura completa do evento.

Abraço e a Paz de Cristo

PRA SER FELIZ


Uma pequena fenda, uma centelha...

Um pouco de luz... Sim, é suficiente.

Seus olhos se abrem e agora já pode ver: o caminho está à sua frente.

Não tema, permita que o seu coração possa-lhe guiar.

Não desperdice suas energias em coisas que esvaziam seu ser, que possam roubar a luz do seu olhar.

Abandone o que lhe faz sofrer, o que não lhe deixa ver quem você realmente é.

Deixe que seu ser seja acolhido pelas mãos calorosas do amor (ÁGAPE) e sinta que ai está a sua alegria, o seu preenchimento, a sua confiança.

Todo pensamento sem amor tem que ser desfeito para que você possa contemplar a sua verdadeira realidade, uma realidade onde a luz é presente, mostrando que o amor (ÁGAPE) é maior que tudo e que só através dele você pode realizar o seu crescimento, a sua plenitude.

Para ser feliz, você tem que ser de coração.

Pe. Marcelo Rossi

Deus NUNCA erra!



Um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito, Ele não erra!

Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.

Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.

O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas.

O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos.

Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.

Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito afetuosamente. Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?

Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito.


Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Toda a manhã ofereça seu dia a Deus.

Peça para Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!

Sabe por que você está lendo essa mensagem? Eu não sei, mas Deus sabe, pois Ele nunca erra.......

O caminho de Deus é perfeito e a sua palavra sem impureza. Ele é o caminho de todos que nele confiam, como diz em 2º Samuel - 22 - 31.

sábado, 28 de agosto de 2010

Testemunho do Guilherme (Rosa de Saron) no programa PHN

Todo mundo sabe que sou fã de Rosa de Saron. E aproveitando que faz apenas uma semana que fui pro show deles, eu encontrei vídeos do testemunho de Guilherme de Sá, o vocalista da banda. Uma verdadeira história de superação. Muitos devem achar que ele chegou e pronto! Tornou-se cantor do Rosa e na verdade é possível ver que não foi bem assim.

Primeira Parte


Segunda parte


Terceira Parte


Final

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aos Jovens!

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (1Tm 4,12).

Num mundo em que tantos andam solitários, sem saber para onde estão indo, é legal saber para onde estamos indo, para que existimos e porque somos amados com um amor eterno.

Muitos não sabem, mas, milhões de jovens até se suicidam por não encontrarem um motivo maior para viver. Dizem às pesquisas que, nos EUA, são 500 mil por ano. Cerca de 34 mil pessoas cometeram suicídio em 2003 no Japão. O expressivo número, apesar de não ser o maior do mundo, conforme dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), traduz uma porcentagem de 24,1 suicidas em cada grupo de cem mil habitantes. O número de suicidas sempre foi bastante alto no Japão. Anualmente, os Estados Unidos, por exemplo, contabilizam o mesmo número de seus suicidas. Eles contam, porém, com o dobro da população do país asiático.

Pesquisadores sobre a situação social da juventude estimam que, há mais de vinte anos – no mínimo – os jovens japoneses revoltam-se contra o modelo eficientista da sociedade nipônica. As respostas tradicionais (profissionalismo exasperado, excelentes resultados acadêmicos e a luta pela concorrida profissão) não satisfazem mais as novas gerações. Elas escolhem outras vias; algumas são extremas, como a adesão as drogas, as seitas violentas ou a opção pelo suicídio.

Isso é trágico e muito triste, pois a vida tem um sentido maravilhoso, e existem mil razões para amá-la com alegria. Cristo é o real sentido para vida e vida com abundância.

Por que eu existo e para que vivo? O que fazer e como viver? São perguntas importantes e sempre renovadas particularmente pelos jovens.

Na busca necessária de uma resposta definitiva, conhecemos uma preciosa indicação do próprio Deus que nos criou e que é essencial para acharmos o que procuramos: “antes que fosses Eu (Deus) pensei em ti, antes mesmo de existires, Eu te amei com amor eterno” (Jr 1,5;31,3). Essas palavras divinas são um conforto e um constante estímulo para os jovens e para todos nós. Elas nos falam de um chamado, nos atestam uma escolha, nos revelam um inaudito mistério de amor e nos afirmam que somos convocados à vida para viver e comunicar uma história de amor - única e irrepetível - para partilhar o mistério da vida e do amor. Não somos um acaso um descuido, um acidente e muito menos uma anomalia. Muito ao contrário, somos todos parte de uma harmonia universal consciente. Somos “notas” de uma sinfonia de amor perene. Somos canções compondo a canção total e plena do Divino Compositor.

Escreve o bispo da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda dom João Maria Messi,OSM: “É necessário que o jovem testemunhe sua fé não apenas no momento em que exerce a função de ministro, mas em toda a sua vida”. (Revista Católicos edição n.01,p.7).

Queridos jovens, o melhor de todos os encontros é quando Jesus é o centro das atenções. Cristo ama tremendamente vocês. Recebe esse amor fortemente.
A vida de um jovem só tem sentido quando ele conversa com Jesus e vive para o amor de Deus.
“... Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e tende vencido o maligno”. (I João 2.14).

Pe. Inácio José do Vale
Local:Volta Redonda (RJ)


Fonte: Pascom Catedral

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Retiro da Crisma

Para baixar os Wallpappers do retiro clique na imagem a cima.

A Fé não tem Fronteiras
Nosso retiro está se aproximando cada vez mais, e o Blog da Crisma criou este espaço para dar alguns esclarecimentos e divulgar o que for possível sobre o mesmo.


Data

 
O retiro será realizado nos dias 22, 23 e 24 de Outubro para a Coodenação, e nos dias 23 e 24 de Outubro para os crismandos.


Local
O Retiro desta caminhada será realizado no Convento Ipuarana o qual se localiza no município de Lagoa Seca, no estado da Paraíba.



Trata-se de um local perfeito para retiros, a atmosfera do lugar é de paz e tranqüilidade, e seu amplo espaço possibilita a realização de diversos tipos de atividades. Seu plenário é amplo e sua acústica é excelente. O Convento de Ipuarana é hoje uma referência para católicos de todo o estado e até mesmo do país quando se trata de um local para encontros e convenções.
Como chegar>> Saindo da Igreja Catedral, siga pela Av. Floriano Peixoto em direção a R. Manoel Tavares, na rotatória pegue a primeira saída para a BR-104, Siga até a imagem da Virgem dos Pobres e ai vire a direita e siga reto até o Convento.


Tema

Disse Jesus: “Vão e façam discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar tudo o que ensinei a vocês. Eis que estou convosco até a consumação dos séculos.” (Mateus 28, 19-20)


Sabemos que a fé em Deus não somente move montanhas, mas também ultrapassa fronteiras. Os meios de comunicação hoje nos auxiliam na propagação da palavra e dos ensinamentos de Deus, com o advento da internet, podemos evangelizar em qualquer lugar do mundo sem sair de casa, pela fé vencemos barreiras como raça, cor, sexo, classe social, tempo, espaço e distância, pois os que são de Cristo são como sopro de uma brisa, ninguém sabe de onde veio e tampouco para onde vai.


Com esse pensamento o tema do nosso retiro “A fé não tem fronteiras Lc7”, foi muito proposital, pois estamos vivenciando um novo modo de evangelizar na Igreja Católica, que através dos meios de comunicações: Televisão, Rádio e Internet, vêm propagando os ensinamentos deixados por Jesus.


Com isso podemos afirmar que pela fé em Jesus Cristo podemos evangelizar não somente os crismandos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Catedral), mas todas as pessoas que estejam necessitando de uma palavra amiga e confortante.


Hélder Meyson



Programação

Os crismandos deverão chegar ao local as 8hs do dia 23, e o retorno para suas residencia será no fim da tarde do domingo. Neste intervalo teremos momentos de reflexão, louvor, palestra, sócio-drama e mais algumas surpresas que estamos preparando com muito carinho e atenção.



Alojamento

O alojamento é separado por gênero, meninos de um lado do convento e meninas do outro, com coordenadores em todos os quartos.

Não esquecer de levar:
- Bíblia
- Lençol de Cama e cobertor (Travesseiro – opcional)
- Material de Higiene Pessoal (Escova, pasta, toalha, material para banho)
- Remédio pré-programados a serem tomados
- Remédios anti-alérgicos caso tenha alguma alergia



*É de enorme importância que o crismando reporte à coordenação a necessidade de uso de algum medicamento.


Pagamento

As taxas referentes ao retiro estão inclusas nas taxas de final de ano, que trata-se daqueles R$ 100,00 que alguns de vocês já terminaram de pagar e outros estão pagando parcelado. Para aqueles que ainda não pagaram nada, pedimos encarecidamente que comecem a pagar, e para aqueles que realmente não estiverem em condições de efetuarem o pagamento que entrem em contato com a sua coordenação para solucionarmos o problema.
As despesas que serão pagas com o valor da taxa (R$ 100,00) são:
- Aluguel do Convento Ipuarana(retiro)
- Comida e Bebida(retiro)
- Camisa da Crisma
- Decoração
- Aluguel de Cadeiras
- Taxa Diocesana
- Velas
- Certificados


Algumas Orientações Importantes

- É permitido levar celular ao retiro, porém o seu uso indevido (em momento inoportunos ou em excesso) permite que qualquer catequista crismal solicite o aparelho para ser guardado junto aos pertences do crismando. 

- É permitido o uso de máquinas fotográficas desde que não atrapalhem momentos e/ou palestras.


- É necessário que haja consciência na utilização dos banheiros.


- A Crisma se responsabiliza pela alimentação durante o retiro, todavia é permitido levar qualquer tipo de alimentação extra.


- É expressamente proibido o porte de bebidas alcoólicas de qualquer tipo.

- Não é permitida a saída do local do evento. Exceto nos casos pré-comunicados.

- Caso haja alguma particularidade que precise ser respeitada, o crismando deve informar previamente algum de seus coordenadores.


Pedimos ainda que munidos pelo amor fraterno que Jesus nos ensinou, os pais que puderem contribuam com a campanha que estamos fazendo em prol do Áxilo São Vicente de Paula, para arrecadar “FRALDAS GERIÁTICAS”. 




Outras informações

Caso você crismando, pais ou até mesmo catequistas tenham alguma dúvida sobre o retiro, podem postar um comentário que ele será respondido o mais breve possível.





Ficou com um gostinho de quero mais??
Clique AQUI e veja fotos do nosso ultimo retiro, cujo tema foi
"Confirmar é dizer SIM a missão"

Download CD - Coletânea Acamps



Aconteceu de 23 a 25 de Julho em Aracaju/SE o ACAMP'S (Acampamento de Jovens Shalom) que é promovido pela Comunidade Católica Shalom.Assim resolvemos fazer uma Coletânea com as principais músicas utilizadas no acampamento da missão de Aracaju - Sergipe,dos momentos de louvor,oração,adoração e cura.Além de ser belíssimas músicas,vale a pena Baixar!

01.Adoração e Vida - bom e agradável
02.Agnus De - Só em ti viver
03.Celina Borges - Eu quero ser de Deus
04.Celina Borges - Vivo pra Teu Louvor
05.Comunidade Shalom - Brisa Leve
06.Comunidade Shalom - Dom De Deus
07.Comunidade Shalom - Livre para amar
08.Comunidade Shalom - Ressuscitou
09.Comunidade Shalom - Teu sim
10.Davidson Silva - Tomé
11.Eliana Ribeiro - Força e vitória
12.Missionário Shalom - Abraço Eterno
13.Missionário Shalom - Estrangeiro Aqui
14.Missionário Shalom - Quem espera em Ti
15.Missionário Shalom - Tempo De Viver
16.Missionário Shalom - Quem é esse Deus
17.Suely Façanha - Deus me guiará

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Escola dos Bichos

Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.

O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de
vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.

E assim foi feito, incluíram tudo, mas...
cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.

O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar.
Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa,
Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"...
coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não
aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.



O Pássaro voava como nenhum outro, mas o
obrigaram a cavar buracos como uma topeira.
Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.

SABE DE UMA COISA?

Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS.

Não podemos exigir ou forçar para que as
outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.

Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.

RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO.

Rosana Rizzuti

domingo, 22 de agosto de 2010

O que é a Eucaristia?


O que é a Eucaristia?
É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.
Quando Cristo instituiu a Eucaristia?
Instituiu-a na Quinta-feira Santa, "na noite em que ia ser entregue" (1Cor 11,23), celebrando com os seus Apóstolos a Última Ceia.
O que representa a Eucaristia na vida da Igreja?
É fonte e ápice de toda a vida cristã. Na Eucaristia, atingem o seu clímax a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com Ele. Ele encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a celebração eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.
Como Jesus está presente na Eucaristia?
Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.
O que significa transubstanciação?
Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Essa conversão se realiza na oração eucarística, mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo. Todavia, as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies eucarísticas”, permanecem inalteradas.
O que se requer para receber a santa comunhão?
Para receber a santa Comunhão, deve-se estar plenamente incorporado à Igreja católica e estar em estado de graça, ou seja, sem consciência de pecado mortal. Quem estiver consciente de ter cometido um pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da comunhão. Importantes são também o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e a atitude do corpo (gestos, roupas), em sinal de respeito a Cristo. 



"Na Eucaristia, nós partimos 'o único pão que é remédio de imortalidade, antídodo para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre' " (Santo Inácio de Antioquia) 
 


Trecho do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

Fonte: Canção Nova

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cirurgia de LIPOASPIRAÇÃO

Texto muito duro e realista do cantor e compositor Herbet Viana



Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos "lipo-as e muito mais piração?"

Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a auto imagem. Religião é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação.

Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.

Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer, não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.

A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?

A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.

Não importa o outro, o coletivo. Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.

Ok, eu tambem quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar, correr, viver muito, ter uma aparência legal mas...

Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bilímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, e não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude.

Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.

"Cuide bem do seu amor, seja ele quem for."

A Família: Primazia de Deus



Estamos em um tempo em que a inversão de valores, infelizmente tem sido uma constante em nossas vidas, mudando o sentido ético e moral do ser. Levando-o a esquecer os ensinamentos e as verdades cristocêntricas, induzindo-o a banalização do pecado, onde a ordem e a decência assumem valores antagônicos a visão divina. Formando uma visão degenerada de modernização e a incutindo em si.

Sabemos que a família é o centro do equilíbrio em Deus. E que, a união dessa, a submissão dos seus ramos ( filhos), em obediência aos seus genitores, formará uma nação ordeira. Devemos primar pelos bons ensinamentos, e, digo isto, concernente a educação familiar. "Instrui a criança e não será preciso punir os homens" (Pitágoras).

A visão moderna e, nem por isso, certa, é de que todos têm que abundar em bens materiais, assim sendo, filhos são criados por babás, ou creches, assumindo costumes, que não os de suas raízes, longe dos pais, do seu zelo e do seu amor. Pouco tendo a oportunidade do convívio familiar e com as pequeninas coisas em família, que fazem a total diferença no crescer e nas lembranças futuras da criança, que tanto influenciarão no seu "psipuê."

Quando em casa é a TV, a fazer o papel de babá... A criança para! Vive como estátua, não exercita o corpo, nem a fala e, assim, segue sem que receba a atenção e o carinho que lhe é devido. A mamãe está sempre tão ocupada...

A criança vai crescer em revolta, apesar de todo o conforto, lhe falta o colo dos pais e a esses ninguém, nem coisa alguma suplantará! Haverá sempre uma lacuna, uma tremenda carência, que jamais será preenchida. E, por mais mordomias que ela possa ter, vai desejar ter bem menos, em troca da atenção e do amor que lhes é negado.

Lembro-me de uma criança que, em visita aos avós, estava frente a TV, pois, a avó estava a usar o PC. A criança, chamando a atenção da avó, disse: -Vem, vó, brincar...

E, a vó, querendo terminar o que estava à fazer, lhe respondeu: - Espere um pouco, estou indo!

A criança insistiu: -Não gosto de ficar só!

A avó se apressou em responder: -Mas, você não está só, eu estou aqui! E, você está assistindo TV...

A criança respondeu, perguntando: -E a TV é minha família, é vó?

-Imediatamente, a vó, largou tudo para dá a devida atenção ao netinho...

Se os nossos filhos tiverem menos mordomias e mais amor... Serão eternamente nossos!

A carência afetiva familiar leva a criança, o jovem, a descobrir algo novo que suplante o vazio existente em cada um.Surgirão as más amizades, as drogas, a marginalidade, o caos, o terrível despertar da família, as perdas catastróficas!

Que Deus nos ajude a valorizarmos mais a família do que às riquezas.

Disse David O. Mackay: "Nenhum sucesso vale o sacrifício de um lar!"

Autor: EstherRogessi

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Marca de Amor

Marcelinho tinha uma cicatriz no rosto, as pessoas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado, na realidade quando os colegas de seu colégio o viam franziam a testa devido à cicatriz ser muito feia.

Então a turma se reuniu com o professor e foi sugerido que aquele menino da cicatriz não frequentasse mais o colégio, o professor levou o caso à diretoria do colégio.

A diretoria ouviu e chegou à seguinte conclusão:

Que não poderia tirar o menino do colégio, e que conversaria com o menino e ele seria o ultimo a entrar em sala de aula, e o primeiro a sair, desta forma nenhum aluno via o rosto do Marcelinho, a não ser que olhassem para trás.

O professor achou magnífica a idéia da diretoria, sabia que os alunos não olhariam mais para trás.

Levado ao conhecimento do Marcelinho da decisão ele prontamente aceitou a imposição do colégio, com uma condição:

Que ele compareceria na frente dos alunos em sala de aula, para dizer o porquê daquela CICATRIZ.

A turma concordou, e no dia Marcelinho entrou em sala dirigiu-se a frente da sala de aula e começou a relatar:

- Sabe turma eu entendo vocês, na realidade esta cicatriz é muito feia, mas foi assim que eu a adquiri:

- Minha mãe era muito pobre e para ajudar na alimentação de casa minha mãe passava roupa para fora, eu tinha por volta de 7 a 8 anos de idade...

A turma estava em silencio atenta a tudo.

O menino continuou: além de mim, haviam mais 3 irmãozinhos, um de 4 anos, outro de 2 anos e uma irmãzinha com apenas alguns dias de vida.

Silêncio total em sala.

-... Foi aí que não sei como, a nossa casa que era muito simples, feita de madeira começou a pegar fogo, minha mãe correu até o quarto em que estávamos pegou meu irmãozinho de 2 anos no colo, eu e meu outro irmão pelas mãos e nos levou para fora, havia muita fumaça, as paredes que eram de madeira, pegavam fogo e estava muito quente...

Minha mãe colocou-me sentado no chão do lado de fora e disse-me para ficar com eles até ela voltar, pois minha mãe tinha que voltar para pegar minha irmãzinha que continuava lá dentro da casa em chama.

Só que quando minha mãe tentou entrar na casa em chamas as pessoas que estavam ali, não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha.

Foi aí que decidi.

Peguei meu irmão de 2 anos que estava em meu colo e o coloquei no colo do meu irmãozinho de 4 anos e disse-lhe que não saísse dali até eu voltar.

Saí de entre as pessoas, sem ser notado e quando perceberam eu já tinha entrado na casa.

Havia muita fumaça, estava muito quente, mas eu tinha que pegar minha irmãzinha.

Eu sabia o quarto em que ela estava.

Quando cheguei lá ela estava enrolada em um lençol e chorava muito...

Neste momento vi caindo alguma coisa, então me joguei em cima dela para protegê-la, e aquela coisa quente encostou-se em meu rosto...

A turma estava quieta atenta ao Marcelinho e envergonhada então o menino continuou:

Vocês podem achar esta CICATRIZ feia, mas tem alguém lá em casa que acha linda e todo dia quando chego em casa, ela, a minha irmãzinha me beija porque sabe que é marca de AMOR.

Vários alunos choravam, sem saberem o que dizerem ou fazerem, mas Marcelinho foi para o fundo da classe e imovelmente sentou-se.

Para você que leu esta história, queria dizer que o mundo está cheio de CICATRIZ.

Não falo da CICATRIZ visível, mas das cicatrizes que não se vêem, estamos sempre prontos a abrir cicatrizes nas pessoas, seja com palavras ou nossas ações.

Há aproximadamente 2000 anos JESUS CRISTO, adquiriu algumas CICATRIZES em suas mãos, seus pés e sua cabeça.

Essas cicatrizes eram nossas, mas Ele, pulou em cima da gente, protegeu-nos e ficou com todas as nossas CICATRIZES...

Essas também são marcas de AMOR.

Jesus te ama, não por quem você é, mas sim pelo que você é, e para Jesus você é a pessoa mais importante deste mundo.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quem mexeu no SEU queijo?

incrível no quanto mudanças podem nos parecer drásticas, mas acredito que isso só ocorra quando não estamos preparados para elas, não a aceitamos e não adaptamos o nosso modo de portar-se diante de tais mudanças.

Eu adoro uma boa leitura, mas ha dois meses não tocava em um livro, aconteceu que decidir começar a ler um dos tantos livros que comprei e ainda nem abri, olhei e tentei pegar um livro de ficção mas sem querer puxei o livro de Spencer J. MD. de nome "Quem mexeu no meu queijo?"


Enfim decidi lê-lo, soube que ele contava a história de 4 seres que sempre buscavam um 'queijo' que metaforicamente representa algo que voce realmente deseja em sua vida e o encontram mas com o passar do tempo o queijo vai 'sumindo' até o dia em que não há mais queijo... duas das criaturas por preverem isso acontecer, não se espantam e passam a buscar um novo queijo, mas as outras duas ficam presas pensando no motivo do queijo ter desaparecido e decidindo se deviam esperar ele reaparecer.


Em um determinado momento uma das criaturas que estava em duvida decidi ir atras de um novo queijo e acaba se dando conta que o tempo que passou se lamentando foi perda de tempo e descobre que os dois que sairam antes ja tinha encontrado um queijo ha muito mais tempo.


A moral da historia é que devemos prever as mudancas que podem ocorrer em nossas vidas e nos preparar para elas, para que quando ocorram não sejamos pegos de surpresa e saibamos mudar juntos.


Ví que a historia estava em decorrência na minha vida... tinham mexido no meu queijo e tudo o que eu pensava era: "Quem mexeu no meu queijo? - Mas eu merecia ele tanto.... - Será que ele vai voltar?" Quando na verdade eu deveria ter mudado e pensado na forma de encontrar um novo queijo pra mim, agora sim parti em busca do meu novo queijo!


Partindo dessa experiência resolvi falar a vocês que pensem um pouco nisso, vejam as mudanças e preparem-se para elas, pois elas ocorrem na nossa vida familiar, profissional, espiritual ... enfim qualquer parte de nossa vida...!


Quando procurava sobre o livro pra postar pra voces encontrei essa animação que conta exatamente o livro! É rapidinho só tem 14 minutos então dá pra todos verem! Cliquem Aqui!


PS: Caso queira baixar o livro para ler em casa clique aqui.
Abraços
ThiHenrique

Download CD - Em nome do pai


Com produção musical de Filipe Freire (Banda DOM) e participações especiais de Márcio Pacheco (Banda Bom Pastor) e da própria Banda DOM, este primeiro trabalho da Banda Em Nome do Pai (Rio de Janeiro) está se despontando por seu som cativante.

Pare pra perceber
  1. Canção de Pedro
  2. Até o fim
  3. Me ajude a encontrar
  4. Levantar
  5. Vai falar por mim
  6. Fiat
  7. Livre
  8. Espírito Santo
  9. Tudo o que tenho
  10. O Amor no teu olhar
  11. Luz do mundo



terça-feira, 17 de agosto de 2010

30 de Agosto: Dia do Catequista

30 de agosto: dia do catequista! Comemora-se esse dia no quarto domingo do mês de agosto, dedicado às vocações. Em meio às vocações sacerdotal, familiar e religiosa, a Igreja lembra os leigos vocacionados ao serviço catequético, dedicados à Iniciação da Vida Cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia).

Ser catequista...
Vivemos em comunidade e quão difícil é viver em comunidade! Somos catequistas e quão difícil é ser catequista, não é mesmo? Aliás, o que é ser catequista? Recentemente fui questionada por um de meus catequizandos sobre a quantia em dinheiro que eu recebia para estar ali todos os sábados, falando de Jesus. Rapidamente me veio à mente explicar-lhe a diferença entre profissão e vocação. A vocação a ser catequista é um chamado especial - não ardia o nosso coração...? (Lc 24, 32), já expressavam os discípulos de Emaús após o seu encontro com o Cristo Ressuscitado. Não basta o chamado a ser catequista. É preciso vivenciar e testemunhar sua cristandade dentro dessa missão. A vocação catequética não é o primeiro chamado. É mais um largo passo dado na missão de testemunhar o seguimento a Jesus Cristo. Dentro do plano de Deus, é assumir um ministério específico, um serviço contínuo. É um chamado singular a evangelizar, a tornar o outro íntimo de Jesus Cristo. Como estamos evangelizando nossos catequizandos? E nós, já estamos evangelizados (as)?

Para compreendermos o nosso dom e o nosso compromisso de ser catequista (“ensinar o Cristo”) é preciso “o conhecimento da fé, da vida litúrgica, e o seguimento de Jesus sendo, cada um, um dom do Espírito, que se recebe na oração e, ao mesmo tempo, um compromisso de estudo, espiritual, moral e testemunhal. Ambos os aspectos devem ser cultivados” (DNC – 87). O Diretório Nacional de Catequese aponta, ainda, como elementos necessários para o bom exercício da catequese: “O espírito de simplicidade e humildade, a solicitude pelos pequeninos, a atenção especial por aqueles que se afastaram, a correção fraterna, a oração em comum, o perdão mútuo” (86). Como estamos vivenciando essas atitudes?

Reflita sobre o “Ser Catequista” e não deixe a chama da sua vocação se apagar. “E ainda se vier noite traiçoeira, se a cruz pesada for...” lembre-se de que “felizes os que são perseguidos por causa de mim”. Grande é o prêmio prometido por Deus aos profetas do reino: “os que tiverem ensinado a muitos o caminho da justiça luzirão como estrelas para toda a eternidade” (Dn 12, 3).

Feliz dia do Catequista!

Adriana Amorim de Farias
Catequista

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A FELICIDADE as vezes demora a chegar!


Ás vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração machucado.
Ás vezes nos falta esperança.
Ás vezes o amor nos machuca profundamente, e vamos nos recuperando muito lentamente dessa ferida tão dolorosa.
Ás vezes perdemos nossa fé, então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar... é nossa razão de existir.
Ás vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino.
Ás vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta o nosso coração pela falta de uma única pessoa.
Ás vezes a dor nos faz chorar, nos faz sofrer, nos faz querer parar de viver, até que algo toque nosso coração, algo simples como a
beleza de um por de sol, a magnitude de uma noite estrelada, a simplicidade de uma brisa
batendo em nosso rosto, é a força da natureza nos chamando pra a vida.
Você descobre que as pessoas que pareciam ser sinceras e receberam sua confiança, te traíram sem qualquer piedade.
Você entende que o que para você era amizade, para outros era apenas conveniência,
oportunismo.
Você descobre que algumas pessoas nunca te
disseram "eu te amo", e por isso nunca fizeram amor, apenas transaram... descobre também que outras disseram "eu te amo" uma única vez e agora temem dizer novamente, e com razão, mas se o seu sentimento for sincero poderá ajudá-los a reconstruir um coração quebrado..
Assim ao conhecer alguém, preste atenção no caminho que essa pessoa percorreu, são fatores importantes...
Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá, manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam, e certifique-se de que quando estão juntos aquele abraço vale mais que qualquer palavra...
Esteja aberto a algumas alterações, mas jamais abra mão de tudo, pois se essa pessoa te deixar, então nada irá restar.
Aproveite sua família que é uma grande felicidade, quando menos esperamos iniciam-se períodos difíceis em nossas vidas.
Tenha sempre em mente que as vezes tentar salvar um relacionamento, manter um grande amor, pode ter um preço muito alto se esse sentimento não for recíproco, pois em algum outro momento essa pessoa irá te deixar e seu sofrimento será ainda mais intenso, do que teria sido no passado.
Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário, existe uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrê-lo.
Não procure querer conhecer seu futuro antes da hora, nem exagere em seu sofrimento, esperar é dar uma chance à vida para que ela coloque a pessoa certa em seu caminho.
"A tristeza pode ser intensa, mas jamais será eterna"
A felicidade pode demorar a chegar, mas o
importante é, que ela venha para ficar e não esteja apenas de passagem...

sábado, 14 de agosto de 2010

Pastoral da Comunicação (PASCOM)

Catedral de Campina Grande: Pastoral da comunicação a serviço da evangelização

Segundo documentos da Igreja e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Comunicação (PASCOM) é uma pastoral transversal, isto é, aquela que perpassa todas as pastorais, serviços e movimentos, buscando assim contribuir internamente e externamente com a evangelização”.

Desde a sua implantação, em agosto de 2009, vem por meio da interação na paróquia, fazendo a cobertura jornalística e fotográfica dos diversos eventos da Catedral e, por vezes, da Diocese de Campina Grande, divulgando assim nos variados meios de comunicação social (Rádios, portais e Tv’s).

A equipe tem como Dirigente Espiritual, Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, pároco da Catedral e, e como coordenadora a Professora Aurea Ramos Araujo, gerente de conteúdos do site da paróquia.

Para contribuir de forma mais eficaz com a comunicação da Palavra de Jesus, “Perfeito Comunicador do Pai”, a equipe vem cada dia mais se dedicando à esta missão.

Além deste trabalho, integrantes da Pascom têm participado de encontros de formação nesta temática, como por exemplo do Mutirão Regional Nordeste2 de Comunicação em Caruaru, em 2009, e, recentemente, do 1 Mutirão Diocesano de Comunicação e, do 1 encontro de Articuladores da Pascom, em Campina Grande (PB).

Para conhecer mais sobre o trabalho da Pascom, acesse www.catedralcg.org.br, no link “Pastoral da Comunicação” e, ainda no blog pascomcatedralcg.blogspot.com.

Assim, para avançarmos neste trabalho de evangelização queremos contar com a integração efetiva de todos os seguimentos da paróquia. Para tanto, basta entrar em contato conosco pelo endereço: pascomcatedral@cg.org.br e, diretamente com os integrantes da Pascom, por meio de e-mails, ou pessoalmente.

Equipe da Pascom

Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes: pemarcio@gmail.com

Aurea Ramos Araujo: aureacg@gmail.com

Antônio Costa Araujo: acostacg@gmail.com

Carlos Magno Macedo: magnopb@uol.com.br

Adriana Macedo: assmacedo@gmail.com

Olga Benário: olgabenarioprestes@gmail.com

Carlos Alberto Marinho: karlinhosouto@hotmail.com

Jéssika Maria da Silva: jessika363@gmail.com

Renan Barbosa de Lima: jessika363@gmail.com

Pollyanna Meirelles: pollycmeireles@hotmail.com

Pollyana Belfort: pollybelfort@hotmail.com

Yve Leão: yve_leao@yahoo.com.br

Irmã Maria Roziane: irroziane@yahoo.com.br

Urbano Júnior: urbanovilar@hotmail.com

Wanessa Medeiros: wan_medeiros@hotmail.com

Francisco Cleber Teles: fctsf@hotmail.com

Thiago Henrique Guimarães: th_rich@hotmail.com

Wesley Michel Mendes: wesleymichel@gmail.com

Alexsandra Nascimento: alexsandra_pb_@hotmail.com


Fonte:Pastoral da Comunicação da Catedral