sexta-feira, 28 de maio de 2010

Maria Santíssima, Mãe de Nosso Salvador

Estamos encerrando o mês de maio, e para fechar o mês Mariano vamos falar um pouco sobre a Mãe de Nosso Santíssimo Salvador.

«A virgem engravidará e dará à luz um filho ... Mas José não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.» (Mateus 1: 23 - 25), "Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. ... será chamado Filho do Altíssimo." Maria pergunta ao anjo Gabriel: "Como acontecerá isso, se não conheço nenhum homem?" O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que nascer será chamado santo, Filho de Deus.» (Lucas 1: 26 - 35).

Maria é o caminho da salvação. Por meio dela Deus quis que o Salvador viesse a nós. Deus quis precisar de Maria (Gen 3,15).´Ela te esmagará a cabeça´. É por Maria que devemos ir a Jesus, porque Jesus veio a nós por ela. Se sua maior missão é justamente de trazer ao mundo Jesus, de fazer com que Ele esteja presente entre nós, por todas as gerações, em todas as culturas, entre todos os povos, sabemos que, por sua vez, o Filho nos diz: “Eis, aí tua Mãe!” não é tão importante saber quando Jesus nos dá sua Mãe. Ele, dom total, sendo o amor que vai até o extremo, dá a seus irmãos humanos aquela que Ele ama, aquela que foi fiel da Encarnação ao Calvário e é preciosa a seus olhos, sua Mãe.
Maria é mulher inteligente. Ela compreende e proclama o que Deus fez nela: “O Senhor fez em mim maravilhas”. A sua característica será sempre refletir, procurar compreender, deixar as coisas amadurecerem no coração, santuário da oração. Ela tem, ademais, a sua justa intuição: a maravilha que Deus fez nela é de tal grandeza que “doravante todas as gerações a proclamarão ditosa”.
Não é orgulho, porque Maria se havia proclamado “humilde serva”, o nada contemplado pelo amor, pequena como todos os ‘anauim’ de Israel.
É a mulher cujo coração já está modelado pelo Espírito, pautado pelo coração do Filho. Como ele, ela escolhe os humildes, os famintos. Ela toma distância dos soberbos, dos tiranos, dos ricos. Ela faz escolhas corajosas.
Ela é Santa e Imaculada. Isto é, foi concebida no seio de sua mãe (Sta. Ana) sem o pecado original, que todos os homens herdam dos pais. Maria foi preservada do pecado original pelo sacrifício de Jesus na Cruz. Deus antecipou para Ela a redenção. Para Deus o tempo não é obstáculo. Este doma foi proclamado pelo Papa Pio IX, 1854, solenemente, e confirmado pela própria Virgem em Lourdes, quatro anos depois, quando disse à menina Bernadete: ´Eu sou a Imaculada Conceição´, em 1858. Maria foi livre do pecado para que Jesus também o fosse; isto é, livre das cadeias do pecado, da morte e de Satanás, para poder vencê´lo e libertar a humanidade escrava.
Maria é sempre Virgem. Maria sempre quis ser Virgem, isto é, consagrada inteiramente a Deus. Mas Deus precisou dela para Mãe de seu Filho. Como para Deus tudo é possível, Ele a preservou Virgem perpetuamente. A Igreja ensina que Ela é ´Virgem antes do parto, Virgem no parto e Virgem após o parto´. É uma glória que Deus quis lhe dar. É dogma de fé. É um milagre, que não pode ser entendido pela ciência. (Concílio de Cápua, Itália, ano 381).
Ela foi a eleita do Pai entre todas as mulheres de todos os tempos e lugares. Isabel, cheia do Espírito Santo lhe disse; ´Bendita és tu entre as mulheres´(Lc 1,42). Foi a sua profunda humildade a razão de sua escolha por Deus. Ela mesma nos ensina isto no Magnificat: ´Ele olhou para a humildade de sua serva´(Lc 1,48). Quem se humilha será exaltado, disse Jesus. Ninguém se humilhou tanto como Maria, por isso ninguém foi tão exaltada como Ela. Ela mesma diz: ´Todas as gerações me proclamarão bem aventurada´(Lc 1,48). Sendo Mãe de Deus , o Rei, Ela foi humilde, simples, silenciosa, sofredora.... Maria só apareceu nas horas difíceis: Em Caná da Galiléia, no Calvário, na fuga para o Egito, no serviço a Isabel, etc... Os humildes são ocultos. Ela é ´cheia de graça´(Lc 1,30 e 28).
Ela concebeu Jesus pelo poder do Espírito Santo (Lc 1,35). Ele é seu Esposo. Onde está Maria está o Espírito Santo. Foi Ela que o trouxe em Pentecostes (At 2). Diz São Luiz de Montfort: ´Quanto mais o Espírito Santo encontra Maria em um coração, mais Ele vem a este coração e o santifica´. Deus quis ter Mãe, escolheu Maria, quis ter uma filha especial, imaculada, escolheu Maria, quis ter uma esposa, escolheu Maria. Que glória a de Maria!

As Sete Dores de Maria:
  • Primeira dor: A profecia de Simeão.
  • Segunda dor: A fuga para o Egipto.
  • Terceira dor: Jesus perdido no Templo.
  • Quarta dor: Maria encontra o seu Filho com a cruz a caminho do Calvário.
  • Quinta dor: Jesus morre na Cruz.
  • Sexta dor: Jesus é descido da Cruz e entregue a sua Mãe.
  • Sétima dor: O corpo de Jesus é sepultado.
Ela ofereceu Jesus na cruz ao Pai, por nós, ao mesmo tempo Jesus a fazia nossa Mãe. De verdade, não só de palavras.(Jo 19,25´27) ler. Ela é a nossa Mãe espiritual. É ela que forma e modela a nossa alma para Deus. Ela nos leva ao caminho da santidade, de modo rápido, fácil, seguro e curto. Ela ´adocica´ a nossa cruz de cada dia, como a Mãe adocica o remédio amargo que o filho precisa beber. Leve Maria para sua casa (no seu coração) como São João o fez. Ela o guiará, sustentará na fé, protegerá nos perigos e ensinará na lei de Deus.

Para saber mais sobre Maria Santíssima, seguem alguns links:

Um comentário:

  1. Lindo post Simone, ficou muito bom mesmo!!
    parabéns!!
    Não percem em breve o nosso especial sobre os santos juninos!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD