quinta-feira, 20 de maio de 2010

Encontro Ecumênico dá início à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos




Tiveram início na noite da última segunda-feira, dia 17, as atividades da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na Diocese de Campina Grande.

Realizada no auditório da Cúria diocesana, localizada na Rua Afonso Campos, centro de Campina Grande, a programação começou com um encontro ecumênico que refletiu o tema “Como ser Testemunhas de Cristo que disse de si mesmo: ‘Eu sou a videira e vocês são os ramos e o Pai é o agricultor’? (João 15, 1)”.

O momento foi guiado pelo Bispo diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha, o Pastor Samuel Farias, da Comunidade Evangélica, também pelo Padre Cristiano Joosten, coordenador da Dimensão Ecumência da diocese, além de representantes do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e do Movimento dos Focolares que com muita oração e louvor clamaram a Deus pela unidade dos cristãos.

“Procuremos vivenciar intensamente o lema desta semana”, pediu Dom Jaime aos cristãos de denominações diferentes que lotaram o auditório e se mostravam dispostos a viver em unidade, a exemplo de José Dário, da Comunidade Evangélica, que vê um sentido maior no encontro. “Estamos juntando tesouros no céu quando edificamos o nome de Cristo”.

Para o Padre Cristiano Joosten, coordenador da Dimensão Ecumênica, o evento traz a confiança de que unidos os cristãos alcançaram outros objetivos: “Rezar juntos é um acontecimento, faz sentir que muitas outras coisas boas aconteceram”, ressaltou.

“O ecumenismo vivido durante esta semana faz com que os cristãos compreendam que, apesar de pensamentos e opiniões diferentes, todos se ligam a um só Deus, todos são ovelhas de um único Pastor”, como destacou Maria José Barbosa Cavalcante, católica que participa pela primeira vez da semana ecumênica promovida pela diocese. “Mesmo seguindo denominações diferentes, os cristão estão unidos, a igreja pode separar as pessoas, mas a fé não”, frisou ela.

Para o Pastor Samuel Farias, da Comunidade Evangélica de Campina Grande, momentos como esses são importantes para edificar a Igreja não como uma instituição, mas como um plano de Deus: “Aqui estamos plantando uma semente, com fé e esperança vamos colher grandes frutos, pois a oração dos justos pode mais em seus efeitos”, completou.

A programação continua nesta quarta-feira, dia 19, com mais um encontro ecumênico no auditório da Cúria diocesana, às 19h30, a partir do tema: “Como ser testemunhas de Cristo e de tudo o que aconteceu em torno dele, num planeta onde a vida é ameaçada, onde as estruturas geram injustiças globalizadas e onde a morte violenta ameaça todos?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD