sexta-feira, 30 de setembro de 2011

FormAção!

Oi gente, hoje estou aqui para falar de uma palavrinha muito importante para nossas caminhadas, tanto do lado de cá, de nós catequistas, como do lado daí também, crismandos; esses dois mundinhos não estão distantes assim não... É, formação! Essa que às vezes a gente tanto cobra, ou recebe às vezes sem dar conta do tamanhão da importância dela.
E começo com a mesma frase que Beth começou nossa ultima formação: "Só é possivel amar o que conhecemos".
Para vocês crismandos, antes de tudo queria dizer que esse termo “crismand@” não é apenas um estado de vocês, tem algo maior, sustentador, o sentimento de preparação; de cuidar da ação de vocês depois que os dois anos se findarem, quando os dons forem recebidos; aqui é só o lugar que nós (catequistas) nos deixamos ser usados por Ele, pela importância que Ele assumiu em nossas vidas, da felicidade que explode na gente ao falar um pouco do como foi nossa descoberta.
Por isso, que fique claro, a formação que vocês decidem ter quando estão aqui não é apenas dos dogmas da Igreja Católica, mas também de se permitir sentir isso que nos faz estar aqui por Ele, porque só assim, se entenderá por completo e o posicionar será mais leve; percebendo que não se trata só de um encontro quinzenal de domingo onde se encontra a ‘galera’, isso é muito bom sim porque Ele está em cada face, mas Ele te convida para algo mais.
E nós, catequistas, confesso que quando decidi escrever sobre formação hoje foi muito pra gente, dessa cobrança que muitas vezes fazemos, às vezes, sem sentir que vai atingir tantas outras coisas; alem da preparação já citada acima temos um tonzinho a mais de responsabilidade, de posições que a gente toma que tem um     Q de influência... E isso exige tanto um cuidar individual quanto de grupo.
É individual sim, muitas vezes cobramos formação esquecendo que da palavra é formar uma ação, seja de nossas vivencias, procuras, estudos ou de um grupo que quer pensar junto sobre algumas coisas; e trago a contradição que às vezes muito se exige, mas a procura, esse lado individual, não acontece.
Se falamos por Ele temos que fazer com segurança, com discernimento, com amor, pois do mesmo modo palavras nos aproximam e nos afastam as nossas também provocam isso em muitas pessoas também; que a nossa palavra seja acolhedora, sensata, sempre, para isso formem a ação de vocês com muito carinho com a maior intensidade que puderem.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Formação Bíblica

Na terça feira dia 20-09 os catequistas da Crisma catedral tiveram uma pequena introdução ao estudo da Bíblia. A catequista Beth Costa trouxe alguns aspectos básicos que podem servir de norte para catequistas e crismandos que provavelmente precisar conhecer e ler mais as sagradas escrituras.


O vídeo mostra a apresentação de Beth falando um pouco sobre os livros, as divisões, as nomenclaturas...enfim apresentando um pouco a bíblia.


Cerca de 30 catequistas estavam presentes nessa terça e puderam opinar e aproveitar essa palestra.


Cabe aos demais que não puderam estar presentes assistir ao vídeo para estar a par dessa formação tão importante na nossa caminha.

Para ver ou baixar o Slide show: Clique aqui

Acima o link para o slide show utilizado por Beth na formação.

Abraços e fiquem com Deus
ThiHenrique
Família TJM

A arte de calar


Calar sobre sua própria pessoa,
É HUMILDADE.
Calar sobre os defeitos dos outros,
 É CARIDADE.
Calar quando a gente está sofrendo,
 E HEROÍSMO.
Calar diante do sofrimento alheio,
 É COVARDIA.
Calar diante da injustiça,
 É FRAQUEZA.
Calar quando o outro está falando,
É DELICADEZA.
Calar quando o outro espera uma palavra,
É OMISSÃO.
Calar e não falar palavras inúteis,
É PENITÊNCIA.
Calar quando não há necessidade de falar,
É PRUDÊNCIA.
Calar quando Deus nos fala no coração
É SILÊNCIO.
Calar, diante do mistério que não entendemos,
 É SABEDORIA.


Quando na escuridão da noite procuramos DEUS e não o encontramos, é porque não o procuramos no silêncio de nosso coração!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A oração é a luz da alma


“A oração, o diálogo com Deus, é um bem incomparável, porque nos põe em comunhão íntima com Deus. Assim como os olhos do corpo são iluminados quando recebem a luz, a alma que se eleva para Deus é iluminada por sua luz inefável. Falo da oração, que não é só uma atitude exterior, mas que provém do coração e não se limita a ocasiões ou horas determinadas, prolongando-se dia e noite, sem interrupção.
Com efeito, não devemos orientar o pensamento para Deus apenas quando nos aplicamos à oração; também no meio das mais variadas tarefas - como o cuidado dos pobres, as obras úteis de misericórdia ou quaisquer outros serviços do próximo - é preciso conservar sempre vivos o desejo e a lembrança de Deus.
A oração é a luz da alma, o verdadeiro conhecimento de Deus, a mediadora entre Deus e os homens” (Homilias de São João Crisóstomo, bispo - séc. IV).
Peçamos, hoje, a Jesus a graça de estarmos unidos a Ele ao longo de todo este dia e sempre.
Jesus, eu confio em Vós!
Fonte:  http://luziasantiago.com/index.php/a-oracao-e-a-luz-da-alma/

domingo, 25 de setembro de 2011

Essa família é muito unida...

"... e também muito ouriçada. Brigam por qualquer razão. Mas acabam pedindo perdão...". 

Esse trecho de música aí em cima, lembra alguma coisa? Pra mim, lembra daquela série da Globo, "A Grande Família", bem legalzinha, por sinal. E pra vocês?

Bom, hoje, seguindo o exemplo de Rayanne, resolvi fazer algo de diferente. Ao invés de debater algum tema já trabalhado (como planejei inicialmente) ou trazer um texto de outrem, resolvi deixar um pouco de mim nessa postagem (que, aliás, está atrasada e deveria ter sido feita ontem - i'm sorry). Para tanto, resolvi falar sobre família. Não a família "convencional" que temos em casa, e sim a família que construímos fora de casa, em especial, na igreja.

Ontem, nós do grupo J (a família J) nos reunimos para tratar, direta ou indiretamente, desse tema. Daí a minha idéia de falar sobre o assunto. Afinal, quantos de nós estamos realmente interessados em construir essa família dentro da igreja (na crisma, em especial)? Quem está realmente disposto a superar os problemas, resolver os contratempos, solucionar os mal-entendidos e, por fim, criar um laço mais forte de união e amor no seu grupo? E, principalmente, quem quer viver enssa família?

Querendo ou não, esse tema é para todos e atinge a todos: coordenadores e crismandos devem fazer parte dessa "grande família". Como diz a letra da música que coloquei lá no início, é “uma família muito unida”, sem dúvidas, mas também é uma família que erra que dá bolas fora, que toma caminhos errados e diz coisas que não devia. Uma família, que, como qualquer outra, tem sempre um filho mais brigão, uma neta mais carinhosa, um primo mais desligado... mas, que no fim, são unidos pelo sentimento único de amor, que só uma verdadeira família tem! E não importa se "brigam por qualquer razão", se, no final, "acabam pedindo perdão". Se for de coração, claro! Perdoar os erros e dar-se à oportunidade de recomeçar é uma prática diária da nossa vida, e tem que ser vivida intensamente, sem culpa nem arrependimentos. O orgulho não leva ninguém para lugar algum, só amarga e envelhece um coração bom. O perdão, por sua vez, traz alegria e vida!

Não sei como andam seus grupos, como vão seus coordenadores ou seus crismandos, mas, talvez esteja faltando esse sentimento de família. Talvez, a resposta para todos os problemas esteja numa simples conversa, num desabafo, numa troca de sugestões e conselhos, num momento de intimidade e amizade. Se é pra ser uma família, temos que agir como tal, em todos os sentidos. Se você é crismando e vê algo que acha que pode ser diferente, dê sua sugestão para o grupo. Da mesma forma, se é coordenador e acha que algo está errado, ignore o problema, ajude a resolvê-lo, com a participação de todos. E dessa forma, com pequenos gestos e muita vontade de construir algo em comum, que os grupos vão crescendo, não em número, mas em fé e maturidade.

Se algum dos meus crismandos estiver lendo esse texto, espero que tenham idéia do quanto nós, coordenadores do J, amamos e nos dedicamos a vocês. Cada reunião que preparamos, cada palavra que dizemos, cada minuto na sala - tudo é feito para que vocês, crismandos, aproveitem, aprendam e cresçam mais e mais na fé. E claro que isso não é só no J. Todos os crismandos podem e devem se sentir muito especiais cada vez que entrarem numa sala para assistirem uma reunião. Independente do tema, da dinâmica ou do texto, tudo foi trabalhado da melhor maneira, a fim de cativar a todos! Entendam os nossos erros, ajudem-nos na falta de jeito, contribuam quando precisarmos de ajuda, mesmo que seja com uma opinião ou até com o silêncio. Vocês também são membros dessa família e precisam nos ajudar a fazê-la funcionar. Sem vocês, queridos crismandos, nós somos um grupo sem vida.

E, para os coordenadores que estiverem lendo isso, aí vai o meu apelo: tenham paciência. Trabalhar com pessoas é mesmo muito complicado! Ouvir opiniões, assimilar idéias, construir um só pensamento baseado em muitos planos é muito mais difícil do que parece. Se existe um grupo com N membros, todos os membros precisam ter funções e, com paciência, essas funções vão sendo desempenhadas cada vez melhor. É mais fácil fazer tudo sozinho, ou mesmo jogar o trabalho para quem está perto, mas, ser maduro (independente da idade) é saber o que tem que ser feito e não esperar para fazê-lo.  Se todos os coordenadores desempenharem o seu papel de maneira responsável, tudo funcionará como numa orquestra: no tempo certo, na hora certa, no momento exato.

E, no geral, não esperem uma ligação, um apelo, um pedido desesperado de socorro para, só assim, se fazerem presentes. Se tem uma reunião, dêem notícia, apareçam, cumpram seu papel (seja crismando ou coordenador). Não esperem que alguém sinta sua falta, não deixem suas cadeiras vazias e, uma vez na reunião, esteja também presente em espírito - participando como melhor puder! Todas as faltas, por menores que sejam, são sentidas. É uma voz a menos, um abraço a menos, um sorriso a menos... e isso faz falta e deixa saudades.

Talvez eu esteja falando uma coisa óbvia. Talvez seja um bom plano para ajudar os grupos que estão meio perdidos. Seja como for, é uma idéia que, independente do segmento, do grupo ou da turma, deve sempre ser levada à diante. Em Cristo, todos somos uma enorme família, e agrada a ele que nós sejamos unidos como uma verdadeira família deve ser.

E aí, vamos tentar?

Abraços.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O tijolo



Um jovem e bem sucedido executivo dirigia na vizinhança, correndo em seu novo Jaguar. 
Observando crianças se lançando entre os carros estacionados, diminuiu um pouco a velocidade, quando achou ter visto algo. 

Enquanto passava, nenhuma criança apareceu. 

De repente um tijolo espatifou-se na porta lateral do Jaguar. 

Freou bruscamente e deu ré até o lugar de onde teria vindo o tijolo. 

Saltou do carro e pegou bruscamente uma criança empurrando-a contra um veículo estacionado e gritou: 

- Por que você fez isto? Quem é você? Que besteira você pensa que está fazendo? 

Este é um carro novo e caro, aquele tijolo que você jogou vai me custar muito dinheiro. 

Por que você fez isto? 

- Por favor senhor me desculpe, eu não sabia mais o que fazer! 

Implorou o pequeno menino 

- Ninguém estava disposto a parar e me atender neste local. 

Lágrimas corriam do rosto do garoto, enquanto apontava na direção dos carros estacionados. 

- É o meu irmão. Ele desceu sem freio e caiu de sua cadeira de rodas e eu não consigo levantá-lo. 

Soluçando, o menino perguntou ao executivo: 

- O senhor poderia me ajudar a recoloca-lo em sua cadeira de rodas? 

Ele está machucado e é muito pesado para mim. 

Movido internamente muito além das palavras, o jovem motorista engolindo "nó imenso" dirigiu-se ao jovenzinho, colocando-o em sua cadeira de rodas. 

Tirou seu lenço, limpou as feridas e arranhões, verificando se tudo estava bem. 

- Obrigado e que meu Deus possa abençoá-lo A grata criança disse a ele. O homem então viu o menino se distanciar... empurrando o irmão em direção à sua casa. 

Foi um longo caminho de volta para o Jaguar... um longo e lento caminho de volta. 

Ele nunca consertou a porta amassada. 

Deixou amassada para lembrá-lo de não ir tão rápido pela vida, que alguém tivesse que atirar um tijolo para obter a sua atenção. 

Deus sussurra em nossas almas e fala aos nossos corações. 

Pense nisso, Deus é bom e está sempre esperando por todos nós... 

(Autor desconhecido) 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pegadas na Areia

Pois é, pois é, você pode ta pensando... "de novo... esse texto eu já vi milhares de vezes", mas nem por isto ele deixou de ser simples e objetivo :), e vale a pena relembrar ele.
Dessa vez vou fazer um pouco diferente e vou disponibilizar o vídeo e o texto.
Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através  do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras  e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.

Misturado por Cleber Filho
Família TJM

sábado, 17 de setembro de 2011

Os Bons São Maioria

Vídeo citado pela catequista Beth (Grupo E) em encontro, vale a pena assistir e ver que o mundo ainda tem solução!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Viver é preciso


Preciso escutar, e não deixar que minha língua se movimente.
Preciso olhar o próximo, e não deixar que o egoísmo me tome conta.
Preciso mostrar o outro lado de minha face, e não deixar de oferecer uma nova chance.
Preciso perdoar, e não deixar que o rancor seja sentimento de meu coração.
Preciso saber o peso de minha cruz, e não deixar que outros a suportem.
Preciso ser generoso por mim mesmo, e não ficar esperando retribuição.
Preciso a aceitar o melhor e pior das pessoas que amo, e não modificá-las a minha vontade.
Preciso aprender a ter capacidade de errar, e não achar que sou perfeito.
Preciso amar pelo sentimento, e não pela palavra.
Preciso ser luz, e não indiferente para quem pede a minha ajuda.
Preciso justificar minhas palavras com atos, e não deixar que elas desapareçam com o vento.
Preciso valorizar todos os momentos, e não deixar que eles simplesmente passem.
Preciso ser paciente, e não esperar soluções imediatas.
Preciso despir e mostrar o meu coração, e não vestir a aparência.
Preciso gritar, e não silenciar quando o mundo precisa me escutar.
Preciso decidir, e não duvidar.
Preciso perseverar, e não desistir tão fácil.
Preciso me abrigar, e não se esconder atrás de Um Homem Crucificado.
Preciso defendê-Lo, e não ser defendido.
Preciso vê-Lo como único, e não como primeiro.
Preciso ser aprendiz do saber de Cristo, e não o mestre.
Preciso da Eucaristia como Santa, e não como um simples pão e vinho.
Preciso ser uno, e não dois.
Preciso levantar minhas mãos, e não baixá-las talvez Alguém queira segurá-las.
Preciso rezar, orar, clamar, para que ELE escute.
Preciso “morrer” para qu’Ele viva, e não viver para  que  ELE  exista em mim.






Thiago Leite Kramer Albuquerque

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O botão Rayanne Chagas :)

Oi meus queridos,
Como vão os sentimentos de vocês? Saudade de compartilhar um pouquinho de mim por aqui... Estou sempre trazendo outros mundos (textos, vídeos e afins), muitos na verdade falam por mim, mas digo que este cantinho me é muito especial, falar do sentir, construir com vocês o que sentimos, crescendo na fé mesmo, dessa caminhada na qual eu disse SIM e não me arrependo.
Quando falo do cantinho, é desse espaço que nós que queremos e aceitamos a caminhada do Blog da Crisma Catedral, essa família Tudo Junto e Misturado, temos; vez por outra tem pensamentos nossos por aqui, aqueles que você pode ver no botãozinho textos, no "postado por", ou no "equipe" lá nos botãezinhos também.
Pois é, meus escritos pouco passaram por aqui nesses últimos tempos, mas não quer dizer que eu deixei de fazê-los; tenho até algumas propostas nas próximas, serão partes da “minha” coluna aqui, compartilhar reflexões “das frases”, “das músicas” e uma das que mais tenho feito ultimamente “meu diário espiritual”, claro sem deixar as idéias que saltam também, essas, nunca deixam de brotar por aqui.
Das frases trazer meus olhares sobre as que mais me tocam, de outras pessoas que acabam deixando um pouquinho de si comigo; das músicas, dessas que me encantam, trazer minhas visões também e falar das emoções que provocam; e sobre meu diário espiritual...
Ficaram curiosos não é? É simples gente, desde que fui para um encontro de Catequese, que eu adotei, nem faz muito tempo, nem tenho muita regularidade, mas achei ótima e decidir ter a experiência: trata-sede explorar esse nosso livro sagrado, sim a Bíblia, nosso manual de vida! Comecei por Gênesis e sempre que posso tenho um momentinho com ele e escrevo minhas reflexões, sim, do que acho mesmo, das minhas interpretações, é bom desbravar ela assim...
Então fica assim, de repente (normalmente nas quintas-feiras haha) eu vou trazer uma dessas “sessões” aqui, neste cantinho no qual eu escrevo (a coluna “Rayanne Chagas” no blog da Crisma Catedral), se vocês não gostarem, avisa que eu paro! Haha
Até breve iluminados.
Paz e bem!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011




Deus

Passei tanto tempo Te procurando.
Não sabia onde estavas, olhava para o infinito e não Te via.
E pensava comigo mesmo: será que Tu existes??
Não me contentava com a busca e prosseguia,
Tentava Te encontrar nas religiões e nos templos.
Tu também não estavas.
Te busquei através dos sacerdotes e pastores.
Também não te encontrei.
Senti-me só, vazio, desesperado e descri.
E na descrença Te ofendi,
E na ofensa tropecei,
E no tropeço caí,
E na queda senti-me fraco.
Fraco procurei socorro
No socorro encontrei amigos
Nos amigos encontrei carinho
No carinho eu vi nascer o amor
Com amor eu vi um mundo novo.
E no mundo novo resolvi viver...
O que recebi, resolvi doar.
Doando alguma coisa muito recebi
E em recebendo senti-me feliz.
E ao ser feliz, encontrei a paz
E tendo a paz foi que enxerguei
Que dentro de mim é que Tu estavas
E sem procurar-te foi que Te encontrei. 


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Deus existe e é mal!

Bom dia caros leitores, vim compartilhar mais um vídeo com vocês, não preciso nem comentar nada sobre ele, é bem é simples e direto, me arrepiei todo assistindo!

Misturado por Cleber Filho
Família TJM

domingo, 11 de setembro de 2011

Amor de Deus

Galera e hoje eu deixo vocês com uma bela poesia do grande Manoel Bandeira! Espero que gostem:




Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.A alma é que estraga o amor.Só em Deus ela pode encontrar satisfação.Não noutra alma.Só em Deus – ou fora do mundo.As almas são incomunicáveis.Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.
Manoel Bandeira

sábado, 10 de setembro de 2011

O Evangelho Segundo o Twitter

Um belo vídeo que foi partilhado comigo via Twitter!


O tempo passa, mas a mensagem ainda prevalece!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Uma pipa no céu...

A vida exige leveza, assim como a viagem. A estrada fica mais bonita quando podemos olhá-la sem o peso de malas nas mãos.

Seguir leve é desafio. Há paradas que nos motivam compras, suplementos que julgamos precisar num tempo que ainda não nos pertence, e que nem sabemos se o teremos.

Temos a pretensão de preparar o futuro. Eu tenho. Talvez você tenha também. É bom que a gente se ocupe de coisas futuras, mas tenho receio que a ocupação seja demasiada. Temo que na honesta tentativa de me projetar, eu me esqueça de ficar no hoje da vida.

Os pesos nascem desta articulação. Coisas do passado, do presente e do futuro. Tudo num tempo só.

Há uma cena que me ensina sobre tudo isso. Vejo o menino e sua pipa que não sobe ao céu. Eu o observo de longe. Ele faz de tudo. Mexe na estrutura, diminui o tamanho da rabiola, e nada. O pequeno recorte de papel colorido, preso na estrutura de alguns feixes de bambú retorcidos se recusa a conhecer as alturas.

O menino se empenha. Sabe muito bem que uma pipa só tem sentido se for feita para voar. Ele acredita no que ouviu. Alguém o ensinou o que é uma pipa, e para que serve. Ele acredita no que viu. Alguém já empinou uma pipa ao seu lado. O que ele agora precisa é repetir o gesto. Ele tenta, mas a pipa está momentaneamente impossibilitada de cumprir a função que possui.

Sem desistir do projeto, o menino continua o seu empenho. Busca soluções. Olha para os amigos que estão ao lado e pede ajuda. Aos poucos eles se juntam e realizam gestos de intervenção...

Por fim, ele tenta mais uma vez. O milagre acontece. Obedecendo ao destino dos ventos, a pipa vai se desprendendo das mãos do menino. A linha que até então estava solta vai se esticando. O que antes estava preso ao chão, aos poucos, bem aos poucos, vai ganhando a imensidão do céu.

O rosto do menino se desprende no mesmo momento em que a pipa inicia a sua subida. O sorriso nasceu, floresceu leve, sem querer futuro, sem querer passado. Sorriso de querer só o presente. As linhas nas mãos. A pipa no céu...

Pe. Fábio de Melo

Visitação de Nossa Senhora

Bom dia caros catequistas, como vocês já devem saber a imagem de Nossa Senhora vem há algum tempo peregrinando entre as pastorais, e neste momento ela está visitando a pastoral da Crisma com a seguinte programação:

Quinta-feira - Casa de Gaby Dutra: Av. Elpidio de Almeida, 2038 - Catolé (próx. ao Campestre) - 8708-9897

Sexta-feira - Casa de Delmo: Rua Sebastião Vieira da Silva, 1125 - Catolé (próx. ao Murão) - 8680-1156

Sábado - Casa de Mariana: Rua Severino Gonçalves de Menezes, 237 - Catolé - 8839-3621

Domingo - Casa de Rayanne Chagas: Rau Claúdio Leite de Andrade, 22 - Jardim Borborema III (próx. a nada. kkkk) - 96521114

Segunda - Casa de Katty: Rua Albino Peixoto 37 - Cruzeiro - 8816-0446

Terça - Casa de Renatinha: Rua Alvides Avelino de Medeiros, 237 - Malvinas - 8833-3126

Quarta - Casa de Cleber Filho: Rua Almeida Barreto, 353 - São José(Próx. ao hiper) - 8836-4566

Começa sempre as 19:30h, Participem!!

P.s.: caso alguém saiba pontos de referências melhores favor informar.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Oração de São Bento

Pois é meu povo, aqui estou eu de novo, pra falar que graças à minha amiga Aline la da ETER que me perguntou sobre ela, descobri que uma música que gosto muito na verdade é uma oração (não uma forma de oração como todas as músicas, mas uma oração mesmo originária do século VI).


Proveniente de São Bento, eis um pouco de sua história:





De acordo com a tradição, São Bento de Núrsia foi santificado por ter vencido duas ciladas armadas pelo diabo, nas quais lhe é oferecido um cálice de vinho envenenado e um pedaço de pão, também envenenado.
Além disso, em inúmeras vezes fora tentado efetivamente pelo Inimigo, além de ser ofendido e insultado de tal maneira que os irmãos de hábito que estavam ao seu redor podiam escutar as ofensas que ele recebia.
O Santo Varão, como também é chamado, vencia o Tentador utilizando-se do sinal da cruz e da oração contida na Cruz Medalha que fora esculpida nas paredes de um mosteiro.



Enfim a música e a oração são lindas então resolvi colocar a oração e o vídeo da música que Anjos de Resgate interpretam, onde inclusive citam a oração original em latim.


Oração de São Bento.


A Cruz sagrada seja minha Luz
Não seja o Dragão meu guia
Retira-te Satanas

Nunca me aconse-lhes coisas vãs
É mal o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo do teu veneno

Oração em Latim (pronúncia entre parênteses)


Crux Sacra Sit Mihi Lux (Crus sacra sidemili lucs)
Non Draco Sit Mihi Dux (nom draco sidemili ducs)
Vade Retro Sátana (vade retro satana)
Nunquam Suade Mihi Vana (nunkuam suademili vana)
Sunt Mala Quae Libas (sunte malaqüe libas)
Ipse Venena (ipce venena b.i.b.a.s)




Espero que gostem e se sintam tão tocados quanto eu quando escutarem essa música linda e forte! 
E obrigado Line por me mostrar esse detalhe tão lindo.