sexta-feira, 29 de abril de 2011

Saí Senhor...

Texto utilizado por alguns grupos no primeiro encontro em sala da Caminhada:

Saí, Senhor, 
Lá fora, os homens saíam, 
Iam, 
Vinham, 
Andavam, 
Corriam. 
  As bicicletas corriam, 
Os automóveis corriam, 
Os caminhões corriam, 
A rua corria, 
A cidade corria, 
Todo mundo corria...
Corriam todos, para não perder tempo: 
Corriam ao encalço do tempo, 
Para recuperar o tempo, 
para ganhar tempo. 
*
  Até logo doutor desculpe-me – não tenho tempo. 
Passarei outra vez, não posso esperar mais – não tenho tempo. 
Termino aqui esta carta, pois não tenho mais tempo. 
Queria tanto te telefonar – mas não tenho tempo. 
Não posso te falar por falta de tempo. 
 
Não posso refletir, nem ler, ando assoberbado – não tenho tempo. 
  Gostaria de rezar, mas não tenho tempo. 
***
  Compreendes, Senhor, eles não têm tempo. 
A criança esta brincando, não tem tempo... agora não... mais tarde... 
  O estudante tem seus deveres a fazer, não tem tempo... mais tarde... 
  O universitário tem suas aulas, e tanto,  tanto trabalho, que não tem tempo... mais tarde... 
 
  O rapaz pratica esporte, não tem tempo... mais tarde... 
O namorado não tem tempo... mais tarde...
  O que se casou a pouco tempo, tem sua casa para organizar, não tem tempo... mais tarde... 
  O pai de família, tem seus filhos, não tem tempo... mais tarde... 
  Os avós tem seus netos, não tem tempo... mais tarde... 
  Estão doentes, precisam tratar-se, não tem tempo... mais tarde... 
  Estão à morte, não tem....................... 
  Tarde demais... não tem mais tempo. 
******************
  Assim correm todos os homens atrás do tempo, Senhor. 
Passam correndo pela terra. 
Apressados, 
Atropelados, 
Sobrecarregados, 
Enlouquecidos, 
Assoberbados, 
Nunca chegam...
Falta-lhes tempo, 
Apesar de todos os esforços, 
Falta-lhes tempo, 
Falta-lhes mesmo muito tempo. 
**********
Com certeza, Senhor, erraste os cálculos. 
Há um engano geral: 
Horas curtas demais, 
Dias curtos demais, 
Vidas curtas demais. 
 
  Tu que estas fora do tempo, Senhor, sorris ao ver-nos assim brigar com ele, 
E sabes o que fazes. 
Não te enganas quando distribuis o tempo aos homens. 
A cada um dás o tempo de fazer ... o que queres que faça. 
Mas é preciso não perdermos tempo, 
Não esbanjar tempo, 
Não matar o tempo, 
 Pois o tempo é um presente que nos dás. 
Presente perecível, 
  Um presente que não se conserva. 
************
  Tenho tempo, Senhor. 
Todo o meu tempo, 
Todo tempo que me dás, 
Os anos de minha vida, 
Os dias dos meus anos, 
Os minutos de meus dias, 
São todos meus, 
Cabe-me preenchê-los tranqüilamente, 
Calmamente, 
Serenamente...
Mas preenche-los inteirinhos, até a borda...
*********
Nesta noite eu te peço, Senhor, o tempo de fazer isto e depois aquilo, 
Peço-te a graça de fazer conscienciosamente, 
no tempo que me dás, 
o que queres que eu faça. 
***********
Toda gente se queixa de não ter tempo bastante. 
É que olham a vida, sua vida, com olhos humanos demais. 
Sempre se tem tempo de fazer o que Deus nos dá para fazer. 
Mas é preciso estar sempre presente e em todos os instantes que  ele nos oferece.
 
Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD