Pessoal, ontem precisei colocar os pés no chão e pensar sobre muitas coisas. Uma delas era sobre: AMIZADE e eu quis achar um texto que tinha mando a meus amigos no dia 22/06/2009 (data especial, depois conto a vocês o que aconteceu) e fui pesquisar na net... Queria ler o texto porque na época “salvou” minha vida e queria sentir tudo aquilo de novo, não o encontrei, mas o que apareceu no Google em 1ª pagina foi esse texto, ainda melhor do que aquele que queria ler... Coisas de Deus!
Pois bem aí está o texto que tenho certeza que foi Deus quem o enviou! Ele me ajudou muito e espero que ajude a vocês também...
Há um princípio fundamental em qualquer amizade: ela deve nos fazer crescer. Como uma árvore boa é podada para poder dar frutos bons, assim também, durante a caminhada de crescimento e de amadurecimento, o ser humano precisa de algumas boas “podas”. Passar por esse processo não é fácil e, muitas vezes, nem aceitamos que qualquer um nos pode. Por isso Deus coloca algumas pessoas especiais em nossas vidas não só com a oportunidade, mas com a missão de nos corrigir para nos fazer crescer.
Monsenhor Jonas Abib, certa vez, escreveu que existem situações de nossa vida nas quais, muitas vezes, só o amigo é capaz de nos corrigir. O conhecimento mútuo, ou seja, a intimidade que uma amizade gera entre duas pessoas produz um conhecimento tão profundo da alma do amigo que nos permite saber a forma e quando corrigi-lo. O amor compartilhado é capaz de abrir “compartimentos lacrados” de nosso coração, os quais precisam da luz da verdade sobre as nossas misérias, para que estas possam ser curadas.
Por causa da abertura de alma que há numa amizade um amigo é capaz de chegar aonde ninguém consegue. Ele é capaz de atingir e tocar nos pontos mais delicados de nossa história, de nossa vida, com toda a maestria que só o amor é capaz de suscitar. São feridas nas quais ninguém havia tocado, mas que somente um amigo é capaz de tocá-las e curá-las com seu amor.
Um bom amigo é como um bisturi nas mãos de Deus, capaz de rasgar a nossa alma para que todas as mazelas sejam expelidas e o coração possa ser curado. Esse processo é muito doloroso no início; não é fácil aceitar a correção e escutar tantas verdades da boca de alguém. Muitas vezes, isso fere, machuca e realmente arranca pedaços, mas, logo depois, o bálsamo do amor do amigo é derramado, consolando, aliviando e cicatrizando as nossas feridas. Alguém precisa fazer o serviço, por isso Deus usa dos nossos amigos. Ele sempre se utiliza de alguém para agir em nossa vida, suscitando a pessoa certa para que, através do amor concreto, toque na ferida e cure o nosso coração.
Pressuposto de uma amizade madura e saudável é a correção. A Palavra de Deus nos ensina: “Corrige o amigo que talvez tenha feito o mal e diz que não o fez, para que, se o fez, não torne a fazê-lo” (Eclo 19,13).Amigo que não corrige, não faz o outro crescer e por isso não ama de verdade. Um relacionamento de amizade verdadeira em Deus não comporta omissão. É preciso haver verdade, sinceridade e por isso liberdade para poder corrigir, mas fazê-lo no amor. Quem ama quer o melhor para o outro e esse melhor, muitas vezes, exige correção.
Saber que alguém que está nos corrigindo nos ama não nos anestesia da dor da “poda”, mas nos traz segurança. Podemos até resmungar, nos irritar, no entanto, ouvimos e acabamos aceitando. Lá na frente veremos o quanto aquela exortação nos fez crescer e nos livrou de tantos sofrimentos.
Se um amigo o corrigiu, aceite a correção! Exortação não é questão de falta de carinho; pelo contrário, é ato concreto de quem ama e quer o melhor para nós. Se um amigo seu precisa de correção, não se omita! Não deixe que o seu medo de perder a amizade por ter de corrigi-lo o leve a perdê-lo definitivamente. Mostre o seu amor e se comprometa com a vida dele. Cumpra sua missão de amigo: corrija e o ganhe para sempre; o ganhe para Deus!
Renan Félix
renan@geracaophn.com
renan@geracaophn.com
Por Vanessa Barros
Familia Tudo Junto e Misturado
Texto bem legal, mas corrigir por se só não é algo tão simples quanto parece, o saber falar os defeitos é algo muito importante neste momento, a maneira de se corrigir é o que faz(ou não) com que a crítica não afete o relacionamento! Devemos sempre lembrar a diferença entre corrigir e apontar defeitos!!! Parabéns pela postagem!
ResponderExcluirTexto muito bonito Van! A coisa mais linda foi q enquanto eu lia seu texto eu escutava uma música de Rosa de Saron q dizia:
ResponderExcluir"Aonde você estiver, estarei
Esperando que esteja me esperando também
E saiba que sim
Eu sou seu amigo
Pra sempre amigo
Eu sou feliz"
Nossos amigos verdadeiros, eles sempre vão corrigir a gente em alguma coisa, pois ele sempre querem nosso bem e quando estamos em sintonia com Cristo, a gente sabe quando aquilo realmente é para transformar nossa vida:
"E então percebi, que a paz que eu não tinha
Estava aqui dentro
E eu perdido num castelo de ilusões
Em sã consciência eu volto pra casa
Pois hoje eu vivo"
Fica com Deus van!
Te amo!
P.s.: o nome da música lembranças.
Vaaann!
ResponderExcluirAh falar de amizade sempre traz um sentimento tão bom não é mesmo?
E quando se fala de "...mas que somente um amigo é capaz de tocá-las e curá-las com seu amor." se fala da responsábilidade, do amigo fiel, do verdadeiro!
E sim, responsabilidade! Porque corrigir (ou acho que outra palavra caberia melhor aqui) não é fazer o outro ser aquilo que você acha melhor, mas entender o de melhor que tem nele e juntos encontrar os melhores caminhos; não é chegar como "don@ da verdade", mas saber acolher e trilhar o que faz mal.
Ah como sou feliz com os anjos que tenho!
O texto está lindão, a pessoa que escreveu foi muito iluminada, enfim amizade é isso tudo e ainda mais é um amor quase 'Corintiano' que é imutável... e corrigir é passo necessário para o crescimento de todos e de cada um individualmente e acredito que melhor um amigo que corrige que um falso amigo que ilude afirmando tudo estar certo!
ResponderExcluirAlém disso, faço minhas as palavras tãããoo sábias de Nanny
"não é chegar como "don@ da verdade", mas saber acolher e trilhar o que faz mal.
Ah como sou feliz com os anjos que tenho! "
muitoo bom o texto!!!
ResponderExcluiracho que muitas vezes eh facil dizer que é amigo, o dificil eh ser amigo. pq o amigo de verdade não desiste na primeira briga, mas fica e ajuda a reconstruir e talvez ate construir.
o amigo de verdade ama "mesmo com" e não "apesar de", por isso mesmo com todos os defeitos e dificuldades ele esta sempre presente, pq o sentimento faz valer a pena cada momento q foi vivido e os que ainda virao.
ainda mais quando a amizade eh ligada por uma força do amor de Deus!!ai sem condiçoes!!
#alfas forever!!
amoo sempre