domingo, 5 de junho de 2011

O Santo Junino. São João!


Após o mês de Maria, depois de todas as homenagens, preparação, terços e, finalizado com a bela coroação, chegamos finalmente ao mês de junho. Neste mês temos várias datas importantes, como o pentecostes, e também os santos muito conhecidos e queridos do nordeste: Santo Antônio, São Pedro e São João. Para nós aqui de Campina Grande, o santo é o grande “incentivador” da festa que dura todo o mês de junho e é conhecida como “o maior São João do mundo”, e não só no nordeste como em várias partes do Brasil, a festa é esperada e vivida por todos de várias maneiras e com várias tradições diferentes. As crianças gostam dos fogos, os jovens gostam das festas, os mais velhos gostam das atrações culturais e todos sem exceção adoram as comidas típicas! Muito bom aproveitar essa época ao máximo, não é? Mas e a história dos santos, alguém conhece? Então vamos aproveitar esse espaço e essa época para, a partir de agora, aproveitar a data com um pouco mais de consciência, conhecendo também a história dos santos que enchem nosso mês de junho de alegrias e boas recordações.
Hoje, conheceremos a história de São João.

São João Batista
Com a morte de seu pai, Zacarias (João teria 18/19 anos de idade), Isabel ficaria dependente de João para o seu sustento (era normal ser o filho mais velho a sustentar a família com a morte do pai e João era filho único). Para se poder manter e ajudar a sua mãe mudam-se de Judá para Hebron (deserto da Judéia). Ali João começa sua vida de pastor, juntando-se às dezenas de grupos viviam por aquela região.
Com a morte de Isabel, o jovem doou todos os seus bens de família e iniciou a sua preparação para aquela que era a sua missão na terra: pregar a palavra de Deus e anunciar a proximidade de um “Messias” que estabeleceria o “Reino do Céu”.
O batismo de Jesus terá sido o seu auge experiencial de João como pastor. Esta experiência motivou a sua fé e o seu ministério adiante. João batizava em Pela, quando Jesus se aproximou, na margem do rio Jordão (esta altura ele encontrava-se no auge das suas pregações, teria já entre 25 a 30 discípulos e batizava judeus e gentios arrependidos). Neste tempo os judeus acreditavam que Deus castigava não só os iníquos, mas as suas gerações descendentes. O batismo para muitos dos judeus não era o resultado de um arrependimento pessoal. O trabalho de João progredia.
A bíblia diz que, ao batizar Jesus, se ouviu, quando João batizou Jesus, dizendo “este é o Meu filho amado no qual ponho toda a minha complacência” e uma pomba esvoaçou sobre os dois, dentro do rio (sendo a ave uma das formas de manifestação do Espírito Santo).
O aprisionamento de João ocorreu na Pereia, a mando do Rei Herodes Antipas. Ele foi levado para a fortaleza de Macaeros (Maqueronte), onde foi mantido por dez meses até ao dia de sua morte. O motivo desse aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodes, por intermédio de sua filha, conseguiu coagir o Rei na morte de João, e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata e depois foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes.
Os discípulos de João trataram do sepultamento do seu corpo e de anunciar a sua morte ao seu primo Jesus.

Uma Curiosidade:

Existe também uma lenda do surgimento da fogueira de São João, dizem que Santa Izabel quando ficou sabendo que estava grávida de João, foi contar a novidade para Nossa Senhora e contou-lhe que estava grávida, e que dentro algum tempo nasceria seu filho e que se chamaria João Batista. Nossa Senhora ficou contente e lhe perguntou como poderia saber do seu nascimento. Então Santa Izabel falou que acenderia uma fogueira bem grande, pois assim poderia ver de longe e saberia então que João nasceu. E que também erguer um mastro com uma boneca sobre ele. E assim no dia 24 de junho Santa Izabel cumpriu o que prometeu, assim que Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira foi até la e constatou que João havia nascido.
A igreja comemora sua data no dia 24 de junho, sendo esta a data de seu nascimento.


É uma história interessante, não?
Agora podemos viver o São João com um pouco mais de consciência e, quando alguém perguntar algo sobre a data, nós saberemos informar e até mesmo levar a diante essa bela história do nosso querido São João.


Aproveitem as festas (com consciência e responsabilidade) e tenham todos um ótimo São João!

Misturado por Helder Vinícius
Família TJM

Um comentário:

  1. Só esqueci de fazer uma introdução decente na história do santo, né? rs.

    "João era filho de Zacarias e Isabel. Um casal de idosos bons e muito querido por todos. Isabel, uma mulher bondosa e obediente à Deus e Zacarias um sacerdote. Ambos pediam a Deus para ter um filho que alegrasse suas vidas e, por milagre, já muito idosa, Isabel ficou grávida de João Batista!".

    =]

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD