quinta-feira, 9 de junho de 2011

E falando em unidade...

Há tempos eu venho pensando nela, essa capacidade de ser um, sendo muitos, e muitos diferentes; com visões, idéias, concepções, diferentes...
E construir essa comunhão é o maior desafio; essa palavrinha foi forte, e lembrou uma idéia que vocês têm, não é? Aquele unir-se que temos com Cristo depois de um tempo de catequese infantil, mas é dele que falo? Especificamente não, mas reflete dele também!
Reflete desse amor, desse acolher, que é envolvido. Mas vem de muito dessas características humanas que temos... É caro leitor, ver qualidades e defeitos (claro: de como você vê, concebe –  ainda acrescento o agora) e ainda assim encontrar o outro com um objetivo em comum; se desprendendo (mas não desprezando, cuidado) de maneiras antigas para encontrar uma nova, única.
Exige uma não rigidez, assumir o mandamento do amor ao próximo, o distinguir entre o pessoal e as atividades, e de uma ética sem igual! E nunca, nunca mesmo, parta da imagem que a grama do vizinho como sendo a mais verde, ela apenas se comporta de maneira diferente, de como se encontraram.
E, uma dica, sempre tente enxergar os motivos do outro, e quando falo disso nem penso em esquecer de você, mas em compreender (palavrinha-chave) que assim como você o outro também tem outros mundos dentro de si – famílias, amigos, vidas, papéis... – e estes com suas levezas e fardos (nem mais, nem menos pesados que o seu).
Acredite  que o “(...) sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor (...)” - Paulo (Efésios 4:28) vai se tornar um lindo "Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois o seu amigo lhe será semelhante" (Eclo 6,14ss).
Acolha, compreenda, construa laços, construa famílias! Pois como traria o Pequeno Príncipe "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" e “O essencial é invisível aos olhos”.

Paz e bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD