terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Amigos

Amigos não nascem em árvores, nem aparecem num passe de mágica. Boas amizades crescem ao longo do tempo e são resultado do investimento que fazemos em nossos relacionamentos pessoais. Existem alguns princípios básicos que podem ajudar-nos a desenvolver boas amizades.
SEJA AMIGO.
Quem deseja ter amigos precisa mostrar-se como tal. Não espere que os outros tomem a iniciativa. Mostre-se amigo das outras pessoas desde o princípio. Para experimentar uma boa amizade é necessário arriscar-se oferecendo sua amizade ao próximo. Ainda que seja tímido, peça a Deus para dar-lhe disposição, direcionando-lhe para aqueles que precisam de amigos.
IDENTIFIQUE SEUS CONHECIDOS, COLEGAS E AMIGOS.
CONHECIDOS são aqueles que convivem conosco, estudam na mesma sala, comem na mesma cantina, trabalham na mesma empresa, moram na mesma rua. Nossa conversa com eles nunca vai além de informações do tipo: “Oi! Quanto foi o jogo ontem?”
COLEGAS são aqueles que nos conhecem um pouco mais. Nosso relacionamento com eles é estritamente profissional. São amigos em potencial. Eles convivem um pouco mais conosco, sabem onde moramos, mas não conhecem nossos sonhos, dúvidas e aflições. Nenhum dos dois sente que gostaria, pelo menos no momento, de investir em um relacionamento mais profundo.
AMIGOS estão conosco na escola e na vida. Existe uma certa cumplicidade nos sonhos e nas aspirações. Partilhamos com eles o que somos e sentimo-nos aceitos por isso e apesar disso!
ACEITE QUE É IMPOSSÍVEL SER AMIGO DE TODOS.
Estudiosos do comportamento humano descobriram que não temos tempo nem estrutura emocional para desenvolver, simultaneamente, muitos relacionamentos significativos em nossas vidas. Desenvolver amizades sinceras e profundas exige tempo e exposição gradativa do nosso interior.
PROCURE TER MAIS DE UM AMIGO.
A amizade saudável não é possessiva. Você não possui seu amigo e nem ele a você. Ter apenas um amigo é limitar muito sua percepção de vida. Formar um grupo de amigos que jogam bola e fazem passeios juntos é muito saudável e pode ser a cura para amizades possessivas.
APROFUNDE A AMIZADE AOS POUCOS.
Ao fazer novos amigos estará se tornando vulnerável à rejeição. Não abra todo o seu coração logo no começo. Agindo assim dará oportunidade ao seu novo amigo de estudar e ver se ainda deseja continuar aprofundando o relacionamento. Estará também conhecendo melhor a pessoa e descobrindo se ela é confiável. Essa atitude permitirá que possa desistir de investir numa amizade sem sentir que o outro já sabe demais de você!
EVITE JULGAR PELAS APARÊNCIAS.
Lembre-se de que o homem vê o que está diante dos olhos, porém Deus vê o coração das pessoas. Procure observar as criaturas como Deus as vê e será surpreendido. Não importa status social, beleza, popularidade, etc. Quem procura um amigo deve começar valorizando o interior.


Comentário:
Diz um dito popular que “nem todos conseguem agradas a gregos e troianos”, e com as amizades não é muito diferente não... vejo muitas pessoas tentando ser amigos de muitas pessoas e que no fim acaba esquecendo de solidificar uma verdadeira amizade, e acaba não com vários amigos, mas com vários colegas... e não... eu não estou dizendo que não podemos ter vários amigos, podemos sim... mas precisamos saber como construir estas amizades... lembro muitas vezes das palavras de uma amiga que dizia que a concepção dela sobre uma pessoa é construída aos poucos... para evitar surpresas desagradáveis e desapontamentos, acho que a amizade funciona do mesmo jeito... existem muitas pessoas que se tornam seus “amigos” de uma hora para outra e esta com certeza são as amizades mais frágeis, uma amizade construída em cima de bases sólidas como Cristo e seus ensinamentos, tende a agüentar muito mais contratempos!
Para não deixar o comentário ainda maior... agradeço a Deus por ter me ensinado a fazer amigos em Cristo.
E um forte abraço aqueles meus amigos que se mostraram amigos de verdade, tanto nas inúmeras partidas de imagem e ação, como nos jogos do Flamengo, como em diversos e diversos outros momentos... incluindo as derrotas que apareceram pelo percurso. Sou muito feliz por tê-los em minha vida!!

Abraço a todos e a paz de Cristo!

2 comentários:

  1. Reconhecer os amigos é uma tarefa difícil mas quando acontece é DIVINO. Obrigada por ser essa pequena parte tão importante na minha vida...

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto e lindo comentário... fazer amigo é uma arte que exige todo nosso esforço, e é lindo saber que em um lugar santo, que é a igreja, consegui fazer amigos que realmente são partes que me compoem!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD