quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mensagem do Coordenador Geral

Demorou mas finalmente conseguimos uma mensagem do nosso coordenador geral, Tio Delmo, para você crismando.

Cinco de abril de 2009 – Auditório do SESC Centro: Início de nossa caminhada de Crisma.

Colorido vibrante, olhos cheios de expectativas. Uns logo se adaptaram e trataram de trazer novos amigos para a nova família que estavam constituindo. Outros por motivos alheios já nos deixaram e procuraram outros rumos.

Parabéns todos vocês que disseram SIM e juntos conseguimos encerrar este nosso primeiro período com muita alegria e a certeza de que estamos no rumo certo.

Fiquei feliz com o encontro do dia 21 de novembro ao ouvir um coro sonoro de vozes que cantavam e rezaram com entusiasmo e amor a Deus. Parabéns. Foi apenas o início de uma caminhada que seguirá para o Sacramento e prosseguimento de uma caminhada cristã madura.

É tempo de festa. Festa da Padroeira de nossa Diocese com a presença de vocês. É tempo de Natal. Tempo de agradecer ao grande aniversariante por todos os momentos que vivemos e prometer-Lhe que chegaremos ao grande objetivo.

Feliz Natal para todos e um Ano Novo de muita prosperidade.

Seu coordenador que muito ama vocês.

Delmo


domingo, 15 de novembro de 2009

Gesto Concreto


14 de Novembro, sábado 13hs e 32 jovens se reunem na catedral para colocarem em prática o que estão aprendendo em sua caminhada de crisma....
O destino: O Hospital da FAP
Nossa Bagagem: A Palavra de Deus, muita animação e vontade de fazer o bem.
E assim começa o gesto concreto dos Grupos de Crisma "I" e "F", os vencedores do JICCA 2009 se juntaram mais uma vez para fazer essa bela ação humanitaria.
Com certeza um dia especial que vai ficar na memória de muitos por muito tempo.
Fica agora o exemplo a ser seguido pelo demais grupos da crisma, e não se esqueçam, uma fé sem obras é morta(Tiago 2:20).
Os grupos fazem agradecimentos especiais aos crismandos que toparam o desafio a aos coordenadores de outros grupos que foram dar sua contribuição muito importante para o desenvolvimento do gesto concreto. Obrigado Thiago(D), Renan(B) e Gaby(C).

Abraço a todos e a paz de Cristo.
São dos votos da Família "Tudo Junto e Misturado"

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Santos de Calça Jeans

Precisamos de Santos


Precisamos de Santos sem véu ou batina.

Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.

Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.

Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.

Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.

Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.

Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.

Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

(João Paulo II)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Promoção :)

Promoção #2
"Digam Giz"

Nada como uma foto para registrar um momento especial não é?

E nesta promoção iremos premiar a melhor foto tirada nesta caminhada, só receberemos uma foto por remetente e o prazo para esse envio (blogcrismacg@gmail.com) será até o dia 15 de outubro, com resultado previsto para o fim do mesmo mês!!!



As três melhores fotos serão postadas no Blog e a melhor ganhará um super prêmio oferecido pelo Blog.


Um grande Abraço e a Paz de Cristo

São os votos da família “Tudo Junto e Misturado


Promoção :)

Promoção #1

Tudo Junto e Misturado





Um dos principais objetivos durante uma caminhada de Crisma é a interação, e não tem jeito melhor de interagir do que deixando

Tudo Junto e Misturado não é?





Então nesta primeira promoção realizada pelo Blog da Crisma iremos premiar os dois melhores textos que falem sobre uma amizade conquistada durante sua caminhada de Crisma.




O texto deverá ter no máximo 20 linhas e deverá ser enviado para o e-mail do blog, os interessados terão até o dia 15/10 para enviarem seus textos, e o resultado será divulgado até o fim do mesmo mês.


(blogcrismacg@gmail.com)


Serão divididas duas categorias: Coordenação e Crismando, oi dois melhores textos de cada categoria serão postados no blog e o 1° lugar de cada uma delas ganhará um super prêmio oferecido pelo Blog, já o primeiro lugar geral será convidado a fazer parte da família “Tudo Junto e Misturado” como colunista.



Venha fazer parte da nossa equipe e contribua para que o Blog continue desempenhando sua função nesta caminhada.







Um grande Abraço e a Paz de Cristo

São os votos da família “Tudo Junto e Misturado

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

JICCA 2009


JICCA Encerramento

30 de Agosto de 2009 termina a quarta edição dos Jogos Internos Crisma Catedral, e os sentimentos de euforia, amizade e competitividade dão lugar a um só.... a saudade, muita coisa aconteceu nestes quatro dias de eventos, mas gostaríamos de destacar como principal ponto a união das equipes e a grande participação dos crismandos das mesmas.

Segue abaixo resumo geral dos campeões do JICCA 2009.

Tênis de Mesa

Vitória dos “Bem Aventurados em Deus” no masculino seguidos pelos “Amigos de Jesus” e no feminino foi ouro pros “Irmãos na Fé” e prata para os “Amigos de Jesus”.

Dama

Na dama masculino “Pedacinho do Céu” ficou com o ouro e “Bem Aventurados em Deus” com a prata, já no feminino teve uma dobradinha dos “Irmãos na Fé”.

Dominó

Na categoria masculina o ouro ficou com os “Irmãos na Fé” e a prata com o Amigos de Jesus, já na feminina foi mais um ouro para os “Irmãos na Fé” e prata para o “Pedacinho do Céu”.

Baleada

Depois de uma final tumultuada mas muito emocionante o ouro da categoria masculina ficou com os “Irmãos na Fé” e a prata com o “Pedacinho do Céu”, e na feminina o ouro ficou para o “Pedacinho do Céu” e a prata para os “Bem Aventurados em Deus”.

Vôlei

A final do vôlei masculino foi uma das mais disputadas este ano, e o ouro ficou com os “Amigos de Jesus” e a prata com os “Bem Aventurados em Deus”, no feminino o ouro ficou com “Herança de Cristo” e a prata com os “Irmãos na Fé”

Handebol

No masculino o ouro ficou com o “Pedacinho do Céu” e a prata com os “Bem aventurados em Deus”, já no feminino foi ouro para os “Irmãos na Fé” e prata para o “Pedacinho do Céu”.

Futsal

Depois de partidas duras e emocionantes disputas de pênaltis nas duas categorias, o ouro no masculino ficou com os “Amigos de Jesus” e a prata com os “Irmãos na Fé”, já no feminino foi ouro para os “Bem Aventurados em Deus” e prata para os “Amigos de Jesus”




Mas antes de terminar esta matéria não poderíamos deixar de ressaltar alguns pontos e acontecimentos improtantes desta quarta edição do JICCA:

Em primeiro lugar gostaria de parabenizamos a equipe campeã “Irmão na Fé”, que além do excelente desempenho dentro de quadra também apresentou grande entrosamento e onde você via uma camisa laranja com amarelo tinham muitas outras o redor.

Parabenizamos também a torcida mais animada da competição, os “Bem Aventurados em Deus” – BAAD, que contagiavam a todos com seus gritos de guerra e sua grande disposição.

Gostaríamos de elogiar também aos coordenadores de equipes que desempenharam a sua função durante o evento, organizando seus times e auxiliando a organização geral do evento: Janaina, Valéria, Gaby, Wesley, Diogo, Rayanne, Talles, Helder, Cleber e Renan. É verdade que nem todos sequer compareceram e dos que foram nem todos ajudaram, mas enfim fica aquele agradecimento aqueles que se fizeram coordenadores e ajudaram e muito a realização do evento.

Agradecemos também a comissão de esportes, e a todos aqueles que foram mesários nas diversas modalidades do eventos e aos que arbitraram a baleada, não podemos esquecer também do pessoal da saúde que sempre que necessário estavam presentes desempenhando seu papel no evento sem falhas.

Outros que merecem agradecimento é a comissão de abertura, a qual foi coordenada por Eduardo e que também está de parabéns pelo excelente trabalho que fez.

Fica um alerta para aqueles “coordenadores” que além de não colaborarem em nada com o evento ainda insistem em dar um mal exemplo aos crismandos, claro que não vamos aqui citar nomes, mas cada grupo sabe muito bem quem está lá na frente dos encontros apenas para aparecer!

Um agradecimento especial a Carlinhos que mesmo quando muitos o desacreditaram insistiu no JICCA e a tio Delmo que acreditou que este sonho deveria continuar.

Um grande abraço e a Paz de Cristo e ficamos agora com a contagem regressiva para o

V JICCA

Comissão de Informação do JICCA 2009

Equipe Tudo Junto e Misturado

crismacg.blogspot.com


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Caminhada pela vida com presença da crisma catedral!

Clique aqui para ver as fotos dos integrantes da crisma na caminhada!


Juventude Campinense realizou caminhada em defesa da vida

Neste final de semana, a juventude campinense realizou uma caminhada lançando em Campina Grande a campanha Juventude pela Vida.

“A juventude pela Vida!” é uma maneira de dizer um basta à violência, sofrida pela juventude em Campina Grande e no Brasil. Vamos nos colocar em marcha, refletir sobre a violência em nossas comunidades e propor alternativas para o fim do Extermínio dos/as nossos/as jovens.

A Caminhada saiu da Catedral Diocesana em direção ao Parque do Povo e contou com a participação de jovens das diversas paróquias vinculadas à Diocese de Campina Grande.

Informa a comissão organizadora, que a segunda atividade da campanha será o Seminário: Juventude e Violência” que será realizado no dia 27 de setembro, com mesas redondas, grupos de discussão, atividades culturais e apresentação dos dados de uma pesquisa feita pelos grupos de jovens em suas comunidades. E para encerrar a campanha, mais uma vez a juventude se colocará em marcha “Contra o extermínio da juventude na luta pela vida” na comemoração do Dia Nacional da Juventude – DNJ, que acontecerá no dia 24 de outubro de 2009, ainda segundo a comissão.

Fonte: Pastoral da Comunicação da Catedral

Download Filme Fazendeiro e Deus!





» Sinopse

Tão inspirador quanto “A Virada”(em breve no nosso blog) e “Desafiando Gigantes” Um fazendeiro muda-se para a África do Sul com a família e sofre uma série de perdas que julga ser incapaz de superar. Com amizades insólitas e intervenção divina providencial, ele descobre o verdadeiro propósito da sua vida e uma crença inabalável no poder da fé. A história de vida comovente de um homem que, assim como suas batatas, desenvolve as raízes da fé, que só se tornam visíveis quando chega a hora da colheita.

Baixe aqui via Megaupload
Baixe aqui via 2shared
Clique aqui para assistir on line!

Namoro Cristão!

“Namoro, tempo de conhecer”

Hoje gostaria de partilhar com vocês um texto muito bom escrito pelo Prof. Filipe Aquino. E peço que coloques o teu relacionamento na tua oração de hoje. Se você é solteiro(a), não tem problema, também serve de reflexão sendo de grande valía para tua escolha. Reze, entregue tua vida nas mãos de Deus, teu relacionamento no colo de Maria, leia e reflita este artigo:

Quando você vai comprar um sapato ou um vestido, não leva para casa o primeiro que experimenta, é http://www.fashionup.com.br/images/noticias/sapato.jpgclaro. Você escolhe, escolhe… até gostar da cor, do modelo, do preço, e servir bem nos seus pés ou no seu corpo. Se você escolhe com tanto cuidado um simples sapato, uma calça, quanto mais cuidado você precisa ter ao “escolher” a pessoa que deve viver ao seu lado para sempre, construir uma vida a dois com você, e dando vida a novas pessoas.
Talvez você possa um dia mudar de casa, mudar de profissão, mudar de cidade, mas não acontece o mesmo no casamento. É claro que você não vai escolher a futura esposa, ou o futuro marido, como se escolhe um sapato. Já dizia o poeta que com gente é diferente. Mas, no fundo, será também uma criteriosa escolha.

A escolha do namorado não pode ser feita só por fora; mas principalmente por dentro. O Pequeno Príncipe nos ensinou que o mais importante é invisível aos olhos. O namoro é este belo tempo de saudável relacionamento entre os jovens, no qual, conhecendo-se mutuamente, vão se descobrindo e fazendo a grande escolha.

Namorar para quê?

http://oglobo.globo.com/fotos/2007/05/04/04_MVG_edu_namoro1.jpgá ouvi alguém dizer, erroneamente, que “o casamento é um tiro no escuro”; isto é, não se sabe onde vai acertar; não se sabe se vai dar certo. Todo casamento começa em um namoro; por isso não se pode levá-lo na brincadeira; é coisa séria. A preparação para o seu casamento começa no namoro, quando você conhece o outro e verifica se há afinidade dele com você e com os seus valores. Se o seu namoro for sério, seu casamento não será um tiro no escuro nem uma roleta da sorte.
Só comece a namorar quando você souber “por que” vai namorar. A idade em que você deve começar a namorar é aquela na qual você já pensa no casamento, com seriedade, mesmo que este ainda esteja longe de acontecer. Não se faz nada bem feito na vida se nós não temos uma meta a atingir.
Para que você possa fazer bem uma escolha é preciso que saiba antes o que você quer. Sem isso a escolha fica difícil. Que tipo de rapaz você quer? Quais qualidades a sua namorada deve ter? O que você espera dele ou dela? Essa premissa é fundamental. Se você não sabe o que quer, acaba levando qualquer um…

A coerência dos valores

Os valores do seu namorado devem ser os mesmos valores seus; senão, não haverá encontro de almas. Se você é religiosa – e quer viver segundo a Lei de Deus – como namorar um rapaz que não quer nada disso? É preciso ser coerente com você. O casamento é uma unidade de almas e a religião é muito importante nessa união.

Tenho encontrado muitos casais de namorados e de casados que vivem uma dicotomia nas suas vidas religiosas; e isso é motivo de desentendimento entre eles. Há jovens que pensam assim: “Eu sou religiosa e ele não; mas, com o tempo eu o levo para Deus”. Isso não é impossível; e tenho visto acontecer; no entanto, não é fácil. E a conversão da pessoa não basta que seja aparente e superficial; há que ser profunda, para que possa satisfazer os seus anseios religiosos. Não renuncie aos seus autênticos valores na escolha do outro. Se é lícito você tentar adequar-se às exigências do outro; por outro lado, não é lícito você matar os seus valores essenciais para não perdê-lo. Não sacrifique o que você é para conquistar alguém. Há coisas secundárias das quais podemos abdicar sem comprometer a estrutura básica da vida, mas há valores essenciais que não podem ser sacrificados.

Namorar alguém que já foi casado

http://arreciadas.blogs.sapo.pt/arquivo/namoro.jpgAlgumas moças e rapazes católicos aceitam um namoro com alguém divorciado por medo de ficarem sós. É verdade que o casamento de um divorciado pode ser declarado nulo pela Igreja, mas é um processo que nem sempre é rápido. E não se pode casar sem a declaração de nulidade dada pelo Tribunal da Igreja. É melhor ficar só do que violar a Lei de Deus; pois ninguém pode ser plenamente feliz se não cumpre a vontade d’Ele. Portanto, saiba o que você quer, e saiba conquistá-lo sem se render. Não se faça de cego nem de surdo, tampouco de desentendido.

O conhecimento

Para que você possa chegar um dia ao altar, você terá que escolher a pessoa amada; e para isso é fundamental conhecê-la. http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/imagens/casamento1.JPGO namoro é o tempo de conhecer o outro. Mais por dentro do que por fora. E para conhecer o outro é preciso que ele “se revele” e se mostre. Cada um de nós é um mistério, desconhecido para o outro. E o namoro é o tempo de revelar (= tirar o véu) esse mistério. Cada um veio de uma família diferente, recebeu valores próprios dos pais, foi educado de maneira diferente e viveu experiências próprias, cultivando hábitos e valores distintos. Tudo isso vai ter que ser posto em comum, reciprocamente, para que cada um conheça a “história” do outro. Há que revelar o mistério!

Se você não se revelar, ele não vai conhecê-la, pois este mistério, que é você, é como uma caixa bem fechada e que só tem chave por dentro. É a sua intimidade que vai ser mostrada ao outro, nos limites e na proporção em que o relacionamento for aumentando e se firmando. É claro que você não vai mostrar ao seu namorado, no primeiro dia de namoro, todos os seus defeitos. Isso será feito devagar, na medida em que o amor entre ambos se fortalecer. Mas há algo muito importante nessa revelação própria de cada um ao outro: é a verdade e a autenticidade. Seja autêntico e não minta. Seja aquilo que você é – sem disfarces e fingimentos – mostre ao outro, lentamente, a sua realidade.

A mentira destrói tudo, principalmente, o relacionamento. Não tenha vergonha da sua realidade, dos seus pais, da sua casa, dos seus irmãos, entre outros. Se o outro não aceitar a sua realidade, e deixá-lo por causa dela, fique tranqüilo, esta pessoa não era para você, pois não o ama. Uma qualidade essencial do verdadeiro amor é aceitar a realidade do outro.

Amor à primeira vista

http://pwp.netcabo.pt/cris_gp/images/1avista.jpgO amor pelo outro cresce à medida que você o conhece melhor. Não existe verdadeiro amor à primeira vista. Não se ama alguém que não se conhece. Não fique cego diante do outro por causa do brilho da sua beleza, da sua posição social ou do seu dinheiro. Isso o impediria de conhecê-lo interior e verdadeiramente. Não esqueça: “O importante é invisível aos olhos”. E “Só se vê bem com o coração”. São Paulo nos lembra que o que é material é terreno e passageiro, mas o que é espiritual é eterno. Tudo o que você vê e toca pode ser destruído pelo tempo, mas o que é invisível aos olhos está apegado ao ser da pessoa e nada pode destruir. Esse é o seu verdadeiro valor.

Sexo

O namoro não é o tempo de viver a vida sexual; ela ainda não pertence ao casal; vocês não colocaram ainda uma aliança na mão esquerda; amanhã ela ou ele poderá se casar com outro… O sexo é o selo da http://indoleromantica.blogs.sapo.pt/arquivo/4324343543854534534.jpgunião matrimonial.

A beleza do corpo dela, hoje, embora seja importante, amanhã não existirá mais quando o tempo passar e os filhos crescerem… O amor não é um ato de um momento, mas se constrói “a cada momento”. Não se pode conhecer uma pessoa “à primeira vista”, é preciso todo um relacionamento. Só o tempo poderá mostrar se um namoro deve continuar ou terminar, quando cada um poderá conhecer o interior do outro, e então, avaliar se há nele as exigências fundamentais que você fixou.

Filipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Download Filme - Desafiando Gigantes


Filme muito inpirador um exemplo de fé para qualquer um e o blog Tudo junto e Misturado recomenda!

Sinopse


Nunca Desista, nunca volte atrás, nunca perca a fé O PODER DA CRENÇA PROPORCIONA A HABILIDADE DE VENCER. Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer.


Download

Download CD's III

Para baixar:
1- Clique no Titulo do CD (ou na imagem)
2- Na parte inferior da página que abrirá terá uma contagem
regressiva (20 seg) quando essa contagem acabar clique em
"download gratuito".

3- Clique em "Download the file".

Eu e o tempo - Fábio de Melo (2009)




Cd dividido em duas partes cada uma com 11 músicas!

Parte 1 - Download
Parte 2 - Download









Expresso Hora da Graça (2000)














Grande Abraço
Família Tudo Junto e Misturado!

Download Pregações

Pe. Léo - Coletânea de Palestra Vol. 01



Servidor: 4Shared
Formato: Mp3


01- A Necessidade da Cura Interior
02- Como Bambus no Getsemani
03- Família, Lugar da Bênção de Deus
04- Família Restaurada
05- O segredo do Matrimônio
06-Casa sobre a rocha
07- Cristãos Light

Testemuno de Leandra Farias - Comunidade Pio X

Testemunho de Leandra Farias - Missionária da Comunidade Pio X



leandra_farias_2.jpgConfira aqui o "Testemunho de Vida" de Leandra Farias, missionária da Comunidade Pio X.

“Tinha 19 anos quando em um dia descobri um nódulo em meu pescoço. Gostava muito de sair e era época de micarande, então não me importei muito com esse nódulo e fui me divertir. Passados alguns dias lembrei-me daquele carocinho e resolvi procurar um médico. Chegando lá percebi que a coisa não era tão simples, pois a médica me pediu uma bateria de exames. O último que fiz, uma biópsia, confirmou que eu tinha um Linfoma de Hodking (tipo de tumor que atinge a região linfática).

Ao receber a notícia fiquei um pouco abalada, mas sem que eu conseguisse explicar fui tomada por uma força que hoje sei que era a Mão de Deus a me proteger. Precisei fazer radioterapia e com isto emagreci nove quilos. Depois de dois meses havia terminado meu tratamento e retomei minha vida. Mas sentia a necessidade de Deus no meu dia-a-dia. Então visitei algumas igrejas protestantes, mas, elas não preencheram o que faltava em mim. Um dia lembrei-me da Comunidade Pio X que já tinha visitado uma vez. Ao entra na Capela reconheci que ali era o meu lugar. Com o tempo assumi o compromisso de ser membro da Comunidade, e ao ingressar nela, sabia onde era o meu Ministério.

Não demorou e a confirmação veio através do nosso irmão Gustavo, eu comecei a servi na equipe de Redação da Comunidade Pio X. Três anos depois, aparece novamente outro nódulo e mais uma vez iniciei os exames que constataram que o Linfoma havia voltado. Comecei então o tratamento de quimioterapia.

Venci mais uma vez pela vontade do Senhor. Nunca deixei meu serviço de evangelização mesmo quando estava em tratamento. Hoje louvo a Deus pela a vida dos que estiveram e estão presentes em minha vida. Sei que foram anjos enviados por Ele. O Senhor me chamou a ingressar na Comunidade Pio X com a missão de evangelizar a você internauta, tenho certeza disso. A Paz de Jesus e o Amor de Maria a todos!”



Sou Leandra Farias, Sou Comunidade Pio X
!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Importância da oração


A Importância da oração


A oração é a respiração da alma, a íntima ligação com o seu Criador e Salvador...

A oração liga-nos de facto Àquele que é a nossa Fonte

À semelhança da planta que precisa de água e de adubo para poder crescer e desenvolver-se, a vida divina derramada na nossa alma no momento do baptismo não pode crescer e desenvolver-se até atingir a sua maturidade própria e única (quer dizer "a plenitude da idade de Cristo" que corresponde a cada um de nós), sem o pão dos sacramentos e... a água da oração ! Assim, qualquer que seja o nosso estado de vida (laicos ou consagrados) e as nossas ocupações pessoais, profissionais ou públicas, a atitude interior do recolhimento perante Deus é a primeira atitude orante, aquela que de facto nos liga Àquele que é a nossa Fonte, a Fonte de toda a vida.

Quanto às diversas formas de oração, elas variam com a própria variedade das nossas almas no seu diálogo íntimo com o Senhor. Não obstante, a oração pessoal não substitui nem suprime a oração dos diferentes ofícios litúrgicos (oração oficial da Igreja), nem as importantes orações tradicionais da Igreja (entre outras a oração que o próprio Jesus nos ensinou, o « Pai Nosso » ou a saudação angélica a Maria, a « Ave Maria », orações fundamentais do cristão) nem tão pouco a oração de grupo (de intercessão por exemplo).

« Pedi e recebereis »

Por outro lado alguns pensam - muito injustamente - que se a oração de louvor é positiva, a oração de intercessão o seria menos pois não se pode mudar o Coração de Deus que conhece as nossas necesidades melhor que nós... Na verdade, não mudamos o Coração de Deus quando oramos, mas... ao contrário, é Deus que muda o nosso e o daqueles pelos quais oramos... É precisamente por isso que Cristo insiste tanto no Evangelho :

« Pedi e recebereis »;
« Batei, e hão-de abrir-vos »;
« Procurai e encontrareis »
(Mt 7,7)


Pois se a oração não muda o Coração de Deus, sem a nossa oração a porta da nossa alma permanece fechada e o poder de Deus não pode entrar nela por arrombamento.

Os 10 Mandamentos




OS DEZ MANDAMENTOS

São as leis que Deus nos deixou para sabermos se estamos seguindo a Sua vontade e desta forma O estamos obedecendo.

OS DEZ MANDAMENTOS são normas para conduta humana. São prescrições morais resumidos em dez itens. Os mandamentos são força libertadora, ao invés de ser coisa que aprisiona. Na medida em que você tem um indicador para seguir, você evita cometer erros que o afastam do plano de Deus. O que Deus manda, torna-o possível pela Sua graça.

OS DEZ MANDAMENTOS descrevem as exigências do amor de Deus e do próximo: Os três primeiros se referem aos deveres do homem para com Deus, e pode ser resumido em "Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo o entendimento" (Mt 22,37). Os outros sete mandamentos se referem ao amor ao próximo. E foi resumido assim: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mc 12,31).

Entendendo os Dez Mandamentos

Os Dez Mandamentos não visam somente o melhoramento do comportamento individual, mas querem atingir a situação do povo, para ser um povo livre e fraterno. Os Dez Mandamentos são a Constituição do Povo de Deus, em vista de uma sociedade justa e igualitária.

Cada mandamento quer combater uma das causas que fazia o povo sofrer na opressão do Egito, e quer mostrar o que o povo deve fazer para manter-se verdadeiramente livre. Para entender todo o sentido dos Dez Mandamentos é fundamental ver como Jesus observou e explicou a Lei. Jesus não veio tirar ou modificar os mandamentos, mas dar-lhe sentido pleno. Prometeu também: " Quem praticar os mandamentos e os ensinar, será considerado grande no Reino do Céu" (Mt 5, 17-20).

Vamos falar de cada um dos DEZ MANDAMENTOS ensinados pela Igreja Católica Apostólica Romana. Existem divergências entre as diversas religiões, pois algumas delas não aceitam Cristo como O SALVADOR e ainda se mantém esperando pelo Messias que ainda virá, outras porém se baseiam nos textos e palavras exatamente como estão nas Escrituras, sem qualquer interpretação ou atualização e não entendendo os ajustes que o próprio Jesus Cristo efetuou, mas nós católicos devemos seguir e catequizar a todos ensinando as leis gravadas por Deus nas tábuas de pedra que entregou a Moisés no Monte Sinai. Estas são as leis de Deus que devem ser seguidas e ensinadas pelos Cristãos Católicos. Eis os mandamentos de Deus:

1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS (Ex 20,2-5)

"Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forcas" (Dt 6,5).

O primeiro mandamento convida o homem a crer em Deus, a esperar nele e a amá-lo acima de tudo.

"Adorarás o Senhor teu Deus" (MT 4,10). Adorar a Deus, orar-lhe, oferecer-lhe o culto que lhe é devido, cumprir as promessas e os votos que foram feitos a ele são os atos da virtude de religião que relevam da obediência ao primeiro mandamento. O dever de prestar um culto autêntico a Deus incumbe ao homem, tanto individualmente como em sociedade.

O homem deve poder professar livremente a religião, tanto em particular como em público. A superstição é um desvio do culto que rendemos ao verdadeiro Deus. Ela se mostra particularmente na idolatria, assim como nas diferentes formas de adivinhação e de magia.

A ação de tentar a Deus, em palavras ou em atos, o sacrilégio, a simonia são pecados de irreligião proibidos pelo primeiro mandamento. Enquanto rejeita ou recusa a existência de Deus, o ateísmo é um pecado contra o primeiro mandamento.

Este mandamento se encontra na Bíblia assim: "Não terás outros deuses além de mim! Não farás para ti imagem, com semelhança alguma... não te inclinarás diante desses deuses e não os servirás..." (Ex 20,3-6). No Egito, na "casa da escravidão", a religião dos deuses era usada para reforçar o sistema e o poder do faraó. Ele fazia grandes estátuas e templos para impressionar o povo e mandava que o povo dobrasse os joelhos diante dele próprio, como se fosse um deus.

Este mandamento, portanto, quer combater essa situação, convidando o homem a crer em Deus, a esperar Nele e a amá-lo acima de tudo.

O culto às imagens sagradas está fundamentado no mistério da encarnação do Verbo de Deus. Além disso, o uso de imagens de santos se iguala ao uso dado às fotografias de nossos entes queridos. Não contraria o primeiro mandamento.

2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO (Ex 20,7)

"Senhor nosso Deus. quão poderoso é teu nome em toda a terra"( Sl 8.11).

O segundo mandamento prescreve respeitar o nome do Senhor. O nome do Senhor é santo.

O segundo mandamento proíbe todo uso impróprio do Nome de Deus. A blasfêmia consiste em usar o Nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos de maneira injuriosa.

O juramento falso invoca Deus como testemunha de uma mentira. 0 perjúrio é uma falta grave contra o Senhor, sempre fiel a suas promessas.

"Não jurar nem pelo Criador, nem pela criatura, se não for com verdade, necessidade e reverência".

No Batismo o cristão recebe seu nome na Igreja. Os pais, os padrinhos e o pároco cuidarão que lhe seja dado um nome cristão. O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e garante a sua oração. O cristão começa suas orações e suas ações pelo sina-da-cruz "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém" Deus chama cada um por seu nome.

Este mandamento prescreve respeitar o nome do Senhor. O nome do Senhor é SANTO. Com isto, é proibido o uso impróprio do Nome de Deus. A blasfêmia consiste em usar o Nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos de maneira injuriosa.

O juramento falso invoca Deus como testemunha de uma mentira. O perjúrio é uma falta grave contra o Senhor, sempre fiel a suas promessas.

3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA (Ex 20,8-11)

"Guardarás o dia de sábado para santificá-lo"( Dt 5,12). "No sétimo dia se fará repouso absoluto cm honra do Senhor" (Ex 31,15).

O sábado, que representava o término da primeira criação, é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inaugurada com a Ressurreição de Cristo. A Igreja celebra o dia da Ressurreição de Cristo no oitavo dia, que é corretamente chamado dia do Senhor, ou domingo.

No domingo e em outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa, evitando as atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo.

A instituição do domingo contribui para que todos tenham tempo de repouso e de lazer suficiente para lhes permitir cultivar sua vida familiar, cultural, social e religiosa. Todo cristão deve evitar de impor sem necessidade aos outros aquilo que os impediria de guardar o dia do Senhor.

"O domingo... deve ser guardado em toda a igreja como o dia de festa por excelência ". No domingo e em outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa e das celebrações litúrgicas.

4°) HONRAR PAI E MÃE (Ex 20,12)

"Honra teu pai e tua mãe"(Dt 5.I6; Mc 7,8).

"Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, porque isso é justo. Este é o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra" (Ef 6,1-3).

De acordo com o quarto mandamento, Deus quis que, depois dele, honrássemos nossos pais e os que ele, para nosso bem, investiu de autoridade. A comunidade conjugal está fundada na aliança e no consentimento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos cônjuges, a procriação e a educação dos filhos.

Os filhos devem a seus pais respeito, gratidão, justa obediência e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar.

Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos na fé, na oração e em todas as virtudes. Têm o dever de prover em toda a medida do possível as necessidades físicas e espirituais de seus filhos. Os pais devem respeitar e favorecer a vocação de seus filhos, ensinando que a primeira vocação do cristão consiste em seguir a Jesus.

"A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar."


Lembrem-se e ensinem que a primeira vocação do cristão consiste em seguir a Jesus. A autoridade pública deve respeitar os direitos fundamentais da pessoa humana e as condições de exercício de sua liberdade.

É dever dos cidadãos trabalhar com os poderes civis para a edificação da sociedade num espírito de verdade, de justiça, de solidariedade e de liberdade. O cidadão está obrigado em consciência a não seguir as prescrições das autoridades civis quando contrárias as exigências da ordem moral. "E preciso obedecer antes a Deus do que aos homens "(At 5,29)

Toda a sociedade baseia os seus juízos e a sua conduta numa visão do homem e do seu destino. Sem as luzes do Evangelho a respeito de Deus e do homem, as sociedades facilmente se tornam totalitárias.

5°) NÃO MATAR (Ex 20,13)

"Deus tem em seu poder a alma de todo ser vivo e o espírito de todo homem carnal" ( Jó 12,10). Toda vida humana, desde o momento da concepção até a morte, é sagrada porque a pessoa humana foi criada por si mesma à imagem e á semelhança do Deus vivo e santo.

A vida humana é sagrada porque desde a sua origem ela encerra a ação criadora de Deus, e permanece para sempre numa relação especial com o Criador, seu único fim. Só Deus é o dono da vida, do começo ao fim; ninguém em nenhuma circunstância pode reivindicar para si o direito de destruir diretamente um ser humano inocente.

O assassinato de um ser humano é gravemente contrário à dignidade da pessoa e à santidade do Criador. A proibição de matar não ab-roga o direito de tirar a um opressor injusto a possibilidade de prejudicar. A legítima defesa é um dever grave para quem é responsável pela vida alheia ou pelo bem comum.

Desde a concepção a criança tem o direito á vida. O aborto direto, isto é, o que se quer como um fim ou como um meio, é uma "prática infame" gravemente contrária à lei moral. A Igreja sanciona com pena canônica de excomunhão este delito contra a vida humana. Visto que deve ser tratado como uma pessoa desde a sua concepção, o embrião deve ser defendido em sua integridade, cuidado e curado como qualquer outro ser humano.

A eutanásia voluntária, sejam quais forem as formas e os motivos, constitui um assassinato. É gravemente contrária à dignidade da pessoa humana e ao respeito do Deus vivo, seu Criador.

O suicídio é gravemente contrário à justiça, à esperança e à caridade. E proibido pelo quinto mandamento. O escândalo constitui uma falta grave quando por ação ou por omissão leva deliberadamente o outro a pecar.

Por causa dos males e injustiças que toda guerra acarreta, devemos fazer tudo o que for razoavelmente possível para evitá-la.

A igreja ora: "Da fome, da peste e da guerra livrai-nos, Senhor". A Igreja e a razão humana declaram a validade permanente da lei moral durante os conflitos armados. As práticas deliberadamente contrárias ao direito dos povos e a seus princípios universais constituem crimes.

"A corrida armamentista é a praga mais grave da humanidade, que lesa intoleravelmente os pobres".

"Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5,9).



6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE (Ex 20,14)


"O amor é a vocação fundamental e originária do ser humano".

Ao criar o ser humano homem e mulher, Deus dá a dignidade pessoal de uma maneira igual a um e outro. Cada um, homem e mulher, deve chegar a reconhecer e aceitar sua identidade sexual.

Cristo é o modelo da castidade. Todo batizado é chamado a levar uma vida casta, cada um segundo seu estado de vida próprio. A castidade significa a integração da sexualidade na pessoa. Inclui a aprendizagem do domínio pessoal.

Entre os pecados gravemente contrários a castidade é preciso citar a masturbação, a fornicação, a pornografia e as práticas homossexuais.

A aliança que os esposos contraíram livremente implica um amor fiel. Impõe-lhes a obrigação de guardar seu casamento indissolúvel. A fecundidade é um bem, um dom, um fim do casamento. Dando a vida, os esposos participam da paternidade de Deus.

A regulação da natalidade representa um dos aspectos da paternidade e da maternidade responsáveis. A legitimidade das intenções dos esposos não justifica o recurso a meios moralmente inadmissíveis (por exemplo: a esterilização direta ou a contracepção).

O adultério e o divórcio, a poligamia e a união livre são ofensas graves à dignidade do casamento.

7°) NÃO ROUBAR (Ex 20,15)

"Não roubarás"(Dt 5,19). "Nem os ladrões, nem os avarentos... nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus"(1Cor 6,10).

O sétimo mandamento prescreve a prática da justiça e da caridade da administração dos bens terrenos e dos frutos do trabalho dos homens. Os bens da criação são destinados a todo o gênero humano. O direito à propriedade privada não abole a destinação universal dos bens.

O sétimo mandamento proíbe o roubo. O roubo é a usurpação de um bem de outrem contra a vontade razoável do proprietário. Toda a forma de apropriação e uso injusto dos bens de outrem é contrária ao sétimo mandamento. A injustiça cometida exige reparação. A justiça comutativa exige a restituição do bem roubado.

A lei moral proíbe os atos que, visando a fins mercantis ou totalitários, conduzem à servidão dos seres humanos, à sua compra, venda e troca como mercadorias.

O domínio concedido pelo Criador sobre os recursos minerais, vegetais e animais do universo não pode ser separado do respeito às obrigações moraislusive para com as gerações futuras.

Os animais são confiados à administração do homem que lhes deve benevolência. Podem servir para justa satisfação das necessidades do homem.

A Igreja emite um juízo em matéria econômica e social, quando os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigem. Preocupa-se com o bem comum temporal dos homens em razão de sua ordenação ao Sumo Bem, no fim último.

O próprio homem é o autor, o centro e o fim de toda a vida econômica e social. O ponto decisivo da questão social é que os bens criados por Deus para todos de fato cheguem a todos, conforme a justiça e com a ajuda da caridade.

O valor primordial do trabalho despende do próprio homem, que é seu autor e destinatário. Através de seu trabalho, o homem participa da obra da criação. Unido a Cristo, o trabalho pode ser redentor. O verdadeiro desenvolvimento abrange o homem inteiro. O que importa é fazer crescer a capacidade de cada pessoa de responder à sua vocação, portanto ao chamamento de Deus.

A esmola dada aos pobres é um testemunho de caridade fraterna e é também uma prática de justiça que agrada a Deus. Na multidão de seres humanos sem pão, sem teto, sem terra, como não reconhecer Lázaro, mendigo faminto da parábola? Como não ouvir Jesus que diz: "Foi a mim que o deixastes de fazer" (Mt 5,45)

8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO (Ex 20,16)

"Não levantarás falso testemunho contra teu próximo"( Ex 20,16).

Os discípulos de Cristo "revestiram-se do homem novo, criado segundo Deus na justiça e santidade da verdade" (Ef 4, 24).

A verdade ou veracidade é a virtude que consiste em mostra-se verdadeiro no agir e no falar, fugindo da duplicidade, da simulação e da hipocrisia. O cristão não deve "se envergonhar de dar testemunho de Nosso Senhor" (2Tm 1,8) em atos e palavras. O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé.

Este mandamento proíbe falsear a verdade nas relações com os outros. Essa proibição moral decorre da vocação do povo santo a ser testemunha de seu Deus, que é e quer a verdade.

O respeito à reputação e à honra das pessoas proíbe toda atitude ou palavra de maledicência ou calúnia. A mentira consiste em dizer o que é falso com a intenção de enganar o próximo, que tem direito à verdade.

Toda falta cometida contra a verdade exige reparação. A regra de ouro ajuda a discernir, nas situações concretas, se convém ou não revelar a verdade àquele que a pede.

"O sigilo sacramental é inviolável". Os segredos profissionais devem ser guardados. As confidências prejudiciais a outros não devem ser divulgadas. A sociedade tem direito a uma informação fundada na verdade, na liberdade e na justiça. E conveniente que se imponham moderação e disciplina no uso dos meios de comunicação social.

As artes, mas sobretudo a arte sacra, têm em vista, "por natureza, exprimir de alguma forma nas obras humanas a beleza infinita de Deus e procuram aumentar seu louvor e sua glória na medida em que não tiverem outro propósito senão o de contribuir poderosamente para encaminhar os corações humanos de Deus".

9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO (Ex 20,17)

"Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" ( Mt 5,28).

O nono mandamento adverte contra a cobiça ou concupiscência carnal. A luta contra a cobiça carnal passa pela purificação do coração e a prática da temperança.

A pureza do coração nos permitirá ver a Deus e nos permite desde já ver todas as coisas segundo Deus. A purificação do coração exige a oração, a prática da castidade, a pureza da intenção e do olhar.

A pureza do coração exige o pudor que é paciência, modéstia e discrição. O pudor preserva a intimidade da pessoa.

10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS (Ex 20,17)

"Onde está teu tesouro, aí estará teu coração"( Mt 6,21).

O décimo mandamento proíbe a ambição desregrada, nascida da paixão imoderada das riquezas e de seu poder.

A inveja é a tristeza sentida diante do bem de outrem e o desejo imoderado de dele se apropriar é um vício capital. O batizado combate a inveja pela benevolência, a humildade e abandono nas mãos da Providencia divina.

Os fiéis de Cristo "crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências" (Gl 5,24); são conduzidos pelo Espírito e seguem seus desejos.

O desapego das riquezas é necessário para entrar no Reino dos Céus. "Bem-aventurados os pobres de coração ".

Eis o verdadeiro desejo do homem: "Quero ver a Deus". A sede de Deus é saciada pela água da Vida Eterna.

ESTUDE E PRATIQUE OS DEZ MANDAMENTOS! SEJA UM CRISTÃO FELIZ!

A importância da Santa Missa

Dizia São Bernardo:
"Fica sabendo, ó cristão, que mais se merece assistir devotamente uma só Missa (na igreja), do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a Terra".

Também disse São Tomás de Aquino:
"O martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece à Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens.Se o homem reconhecesse devidamente esse mistério, morreria de amor.A Eucaristia é o milagre supremo do Salvador; é o Dom soberano do Seu amor."

E São João Maria Vianney disse:
"Agradeçamos, pois, ao Divino Salvador por Ter nos deixado este meio infalível de atrair sobre nós as ondas da divina misericórdia.A Santa Missa é uma embaixada à Santíssima Trindade; de inestimável valor; é o próprio Filho de Deus que a oferece."

Dizia Santo Agostinho:
"Na hora da morte, as Missas à que houveres assistido, serão a tua maior consolação. Um dos fins da Santa Missa, é alcançar para ti o perdão dos teus pecados. Em cada Missa, podes diminuir a pena temporal devida aos teus pecados, pena essa que será diminuída na proporção do teu fervor.Assistindo com devoção à Santa Missa, prestas a maior das honras à Santa Humanidade de Jesus Cristo. Ele se compadece de muitas das tuas negligências e omissões. Perdoa-te os pecados veniais não confessados, dos quais, porém, te arrependes; preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam.Diminui o império de satanás sobre ti mesmo. Sufraga as almas do Purgatório da melhor maneira possível. Uma só Missa a que houveres assistido em vida, será mais salutar que muitas a que os outros assistirão por ti depois da morte. Será ratificada no Céu a bênção que do Sacerdote recebes na Santa Missa."

E São Francisco de Assis dizia:
"Sinto-me abrasado de amor até o mais íntimo do coração pelo santo e admirável Sacramento da Santa Eucaristia e deslumbrado por essa clemência tão caridosa de Nosso Senhor, a ponto de considerar grave falta , para quem, podendo assistir a uma Missa, não o faz."

Também disse São Boaventura:
"A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca sob os nossos olhos todo o amor que Ele nos tem; é de certo modo, a síntese de todos os benefícios que Ele nos faz."

São Lourenço disse:
"Nenhuma língua humana pode exprimir os frutos de graças, que atrai o oferecimento do Santo Sacrifício da Missa."

E São Jerônimo dizia:
"Nosso Senhor Jesus Cristo nos concede tudo o que Lhe pedimos na Santa Missa; e o que mais vale é que nos dá ainda o que nem sequer cogitamos pedir-Lhe e que, entretanto, nos é necessário. Cada Santa Missa a que assistires, alcançar-te-á, no Céu, maior grau de glória."

Também Santa Matilde:
"Todas as Missas tem um valor infinito, pois são celebradas pelo próprio Jesus Cristo, com uma devoção e amor acima do entendimento dos Anjos e dos homens, constituindo o meio mais eficaz, que nos deixou Nosso Senhor Jesus Cristo, para a salvação da humanidade."

E afirmava São João Crisóstomo:
"Após a consagração, eu tenho visto esses milhares de Anjos formando a corte real de Jesus, em volta do tabernáculo, eu os tenho visto com meus próprios olhos."

Então como devemos ASSISTIR a Santa Missa?
Padre Pio de Pietrelcina responde:
"Como assistiam no Calvário Nossa Senhora e São João, renovando a fé, meditando na Vítima que se oferece para nós.Nunca deixa o altar sem derramar lágrimas de arrependimento e amor a Jesus.Escutem a Virgem que vos fala e vos acompanhará"

É errado rezar o Santo Rosário durante a Santa Missa?Isso impede de ouvirmos com fruto a Santa Missa?
Responde o Papa São Pio X:
"A recitação destas orações não impede ouvir com fruto a Missa, desde que haja um esforço possível de seguir as cerimônias do Santo Sacrifício".E "É coisa boa rezar também pelos outros, quando se assiste à Santa Missa; e até o tempo da Santa Missa é o mais oportuno para rezar pelos vivos e pelos mortos" (CATECISMO MAIOR DE SÃO PIO X - Terceiro Catecismo Da Doutrina Cristã; nº 667 - 668)