terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ingresso nas Pastorais

Estamos chegando ao "fim" da caminhada. Aspas para lembrar que este não é o fim, e sim o começo da missão que nossos crismandos, ao darem o seu SIM, iniciarão a partir de agora. No nosso último encontro, vários membros de várias pastorais de nossa Paróquia deram o seu testemunho e nos deixaram seus convites para conhecer melhor o trabalho de cada uma. A Crisma é uma pastoral belíssima, rica de juventude, alegria e, claro, de muitas responsabilidades. O objetivo do nosso encontro passado foi esclarecer que existem muitas pastorais muito necessitadas da força de nossa juventude também.
Muitos de vocês, crismandos, vão querer continuar a caminhada a partir do próximo ano como catequistas crismais. Claro que ficaremos extremamente felizes em acolhê-los. Mas queremos lembrá-los que a caminhada de catequista é bem diferente da caminhada de crismando.
O crismando tem a responsabilidade de participar dos encontros dos domingos de forma ativa (não queremos que nossos crismandos estejam ali para "comprar" um sacramento, e sim que participem de verdade e que entendam a responsabilidade que estão assumindo ao receber o Sacramento da Crisma). Porém, o catequista não tem somente o domingo para participar da caminhada.
Ao dizer "Sim" à catequese crismal, sabemos que vamos abrir mão de nosso descanso na terça-feira a noite para participarmos de reuniões na Catedral para preparação dos encontros dos domingos ou para momentos de espiritualização, pois é a oração que nos fortalece. Sabemos que vamos ter que participar de retiros de formação (a maioria das vezes aos domingos lá em Lagoa Seca, tendo que acordar bem cedinho, por volta das 6h). Sabemos que vamos precisar nos reunir em outros horários para preparar a pauta dos  encontros, caso o horário dos demais coordenadores do nosso grupo não seja igual ao nosso. Sobretudo, sabemos que vamos viver em família, onde vai existir alegria, choro, estresse (como em toda família), ajuda, respeito e muito amor!
O que quero dizer com tudo isso é que a caminhada de catequese crismal é bem diferente da caminhada enquanto crismandos, e requer muitas responsabilidades. Não adianta ir só porque todos os nossos amigos estão indo. Como já disse, têm muitas outras pastorais que também necessitam de novos membros.  Busque aquela com a qual você mais se identifica. Mas afirmo uma coisa de coração: Dizer o SIM verdadeiro à Pastoral da Crisma é uma experiência maravilhosa! Você vai se apaixonar pela caminhada se conhecer suas responsabilidades e as aceitar com muito amor em nome de nosso Deus.
Digo por mim mesma: quando cheguei na Catedral para ser catequista, só conhecia umas duas ou três pessoas (para lembrar: não fui crismada na Catedral, e sim na Paróquia de Santo Antônio). Hoje não sei imaginar a minha vida sem a Crisma, sem as pessoas que Deus colocou na minha vida através dessa missão que aceitei com tanto amor...
Então, se quiserem caminhar conosco, conheçam suas responsabilidades e aceite-as com o coração aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós xD